Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Vendas de automóveis na Europa sobem 11,2% em março

As vendas de veículos de passageiros na União Europeia cresceram 11,2% em março, face ao mesmo mês do ano passado, para 1,9 milhões de unidades, de acordo com os dados da ACEA, a associação europeia do setor.

DRA subida justifica-se por um efeito base de calendário favorável, uma vez que no ano passado a Páscoa foi em março, tendo por isso menor número de dias úteis. Pelo efeito contrário, uma vez que esta ano a Páscoa foi em abril, é expectável um abrandamento das vendas este mês.

O efeito Páscoa sentiu-se nos cinco grandes mercados da região, com as vendas em Itália a crescerem 18,2%, em Espanha a progredirem 12,6% e na Alemanha a aumentarem 11,4%. Reino Unido (8,4%) e França (7,0%) não chegaram aos dois dígitos, mas registaram ainda assim um bom desempenho em março.

As vendas acumuladas de janeiro a março ultrapassaram os 4,1 milhões de unidades, correspondendo a uma subida homóloga de 8,4%, com a Itália (11,9%) a liderar o crescimento entre os maiores mercados da região, seguida de Espanha (7,9%), Alemanha (6,7%), Reino Unido (6,2%) e França (4,8%).

Grupo Volkswagen segura liderança

O Grupo Volkswagen manteve a liderança no mercado europeu (EU+EFTA), com quase 965 mil unidades vendidas no primeiro trimestre do ano, 5,3% acima dos registos do período homólogo. O Grupo distanciou-se da PSA, número dois do ranking, mas perdeu quota para os seus outros rivais mais diretos, com a SEAT a ser a única marca a contrariar esta tendência de quebra e a conseguir um ganho de 0,2 pontos de quota.

De registar as fortes progressões da Renault (112,1%) e Fiat (14,6%) e, em sinal contrário, o modesto crescimento da Opel (2,4%) e PSA (3,7%), neste último caso fortemente afetada pelo colapso da sua marca premium DS, que perde um terço das suas vendas.

Na guerra das marcas premium, a Mercedes-Benz reforça a sua liderança, com um crescimento de 11,9%, ganhando terreno às rivais BMW (6,4%) e Audi (3,2%).

A Jaguar é a marca que mais sobe no trimestre (60,9%), seguida pela Suzuki (30%), mas Toyota (19,4%), Volvo (14%), KIA (13%) e Nissan (10,5%) também crescem a dois dígitos.

Consulte as Vendas Automóveis na Europa (clique aqui)  ou em www.acea.be

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...