Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota antecipa-se à Tesla com camião a hidrogénio

Elon Musk “roubou” o destaque dos últimos dias com o anúncio da revelação, em setembro, de um camião trator elétrico. A Toyota respondeu à altura com este fabuloso camião zero emissões com tecnologia de célula de combustível a hidrogénio.

Pensado para explorar o potencial da tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio na aplicação a camiões de longo curso, o Project Portal é uma célula de hidrogénio pensada para este tipo de camiões.

Este, em particular, está equipado com duas pilhas de combustível, vindas do Toyota Mirai juntamente com uma bateria de 12 kWh que promete suportar operações de transporte classe 8 (corrosivas) sem problemas. O motor é uma unidade elétrica que produz mais de 680 CV e 1794 Nm de binário. Cifras impressionantes que permitem ao camião da imagem com peso bruto de 36 287 toneladas, cumprir 321 km entre recargas.

Este camião trator Project Portal, apoiado pela Toyota, tomará parte num estudo que será feito este verão e cujos resultados podem abrir caminho à produção de mais camiões alimentados a hidrogénio.

“A Toyota acredita que a tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio tem um enorme potencial para se tornar no combustível do futuro. A nossa companhia tem orgulho em poder ajudar a explorar os benefícios sociais dos camiões com emissões zero” referiu em comunicado o vice-presidente executivo da Toyota Motor North America, Bob Carter.

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...