Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

SEAT investe 900 milhões de euros no novo Ibiza e Arona

A SEAT alocou 900 milhões de euros para investimentos e despesas de I&D no novo Ibiza e Arona – o Presidente da SEAT, Luca de Meo, fez o anúncio esta semana durante a visita do Presidente do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, às instalações da empresa automóvel em Martorell, coincidindo com o início da produção em série do novo SEAT Ibiza.

De Meo explicou que o montante total dos investimentos e despesas de I&D foi maioritariamente alocado ao desenvolvimento de ambos os modelos e à adaptação da fábrica de Martorell, de forma a poder acomodar a produção destes carros. O valor de 900 milhões de euros é parte do investimento global de 3,3 mil milhões de euros anunciado em setembro de 2015 para o período de 2015-2019.

De acordo com o Presidente da SEAT, “este investimento demonstra o nosso compromisso para o desenvolvimento económico do país e confirma a nossa liderança como o maior investidor industrial em I&D. Estamos a investir somas sem precedente para o lançamento de novos modelos. A SEAT desempenha um papel chave em termos de investimento, tecnologia, indústria e emprego, bem como na criação de riqueza e prosperidade”.

Desenvolvido exclusivamente em Barcelona, o novo Ibiza está a ser produzido na Linha 1 de Martorell, a fábrica que produz o maior número de veículos em Espanha, o qual vai coexistir alguns meses com a 4ª geração do veículo. Construído utilizando a nova plataforma MQB A0, o novo Ibiza aspira a marcar um ambicioso ponto de viragem em termos de segurança, design, performance e conforto. A partir do segundo semestre de 2017, esta mesma linha de produção vai acomodar a montagem do novo SEAT Arona, o novo crossover compacto da marca. Em Martorell são também produzidos o SEAT Leon e o Audi Q3.

“Sermos os primeiros a utilizar a nova plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen constitui um marco para a SEAT e para a fábrica de Martorell. Esta tecnologia oferece-nos maior flexibilidade já que nos permite construir vários modelos com diferentes formatos na mesma plataforma. Além disso, concentrar o volume de produção num único segmento, com o Ibiza e mais tarde com o Arona e o Audi A1, é uma excelente notícia para a indústria de suporte, dado que o volume de compras nos fornecedores nacionais vai aumentar”, afirmou Luca de Meo.

Com mais de 5,4 milhões de unidades vendidas desde o lançamento em 1984, o Ibiza é o modelo mais emblemático e mais vendido da história da SEAT. As vendas da 5.ª geração do Ibiza tiveram início a 7 de abril, chegando aos concessionários em junho. O novo Ibiza reflete o culminar de uma fase de consolidação e o princípio de um novo período de crescimento, o qual coincide com o ano em que a SEAT vai lançar a sua maior ofensiva de produtos.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...