Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Audi A8 poderá ser o primeiro com autonomia de nível 3

A  Audi poderá tornar-se no primeiro fabricante do Mundo a colocar no mercado um automóvel de produção em série com nível 3 de condução autónoma com o novo A8 que deverá chegar ao mercado no final deste ano.

 

O recurso de nível 3 do Audi A8 – apelidado ‘autonomia condicional’ pela SAE International (Sociedade Internacional de Engenheiros do setor Automóvel) – irá operar a velocidades inferiores a 60 km/h em condições de tráfego congestionado em vias de circulação delimitadas fisicamente em relação ao sentido contrário (por exemplo autoestradas que têm separadores centrais).

Neste nível, o condutor poderá ler um livro, navegar no tablet ou responder aos emails. Não será contudo permitido dormir ao volante já que haverá situações em que o sistema pedirá a atenção do condutor – perante uma situação de difícil avaliação, o sistema dará entre oito a dez segundos ao condutor para ele próprio avaliar a situação e retomar o controlo do volante.

A título de comparação em relação ao sistema autónomo do Audi A8, o sistema AutoPilot do Tesla, por exemplo, está apenas classificado como nível 2 (o condutor não pode tirar os olhos da estrada e deve estar pronto a assumir o controlo do automóvel imediatamente).

Importante, no entanto, salientar que o sistema de condução autónoma presente no Audi A8 não estará ativo no momento da sua chegada ao mercado já que ainda não existe legislação específica para regular este tipo de questões relacionadas com a condução autónoma.

A Alemanha deverá ser o primeiro país a ter legislação que permita os níveis 3 e 4 de condução autónoma – a nova lei deverá ser aprovada pelo Senado alemão brevemente.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...