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Honda Clarity, o familiar a hidrogénio

Reclama a Honda que o Clarity é o automóvel com pilha de combustível mais avançado do mundo, não só porque oferece espaço para cinco pessoas (uma novidade mundial) mas também porque todo o sistema está alojado debaixo do capot dianteiro. Além disso, tem a maior autonomia de um veiculo zero emissões, com 650 km segundo testes internos da Honda feitos com o método NEDC.

Honda Clarity Fuel Cell

O Clarity exibe uma carroçaria aerodinâmica, dizendo a Honda que com este novo Clarity Fuel Cell pretendia eliminar os constrangimentos em termos de estilo que existem nos veículos com propulsão alternativa, desenvolvendo um veículo adequado á condução quotidiana. No que toca ao estilo, o caro leitor fará a sua avaliação, quanto à parte técnica, o discurso é outro. O Clarity Fuel Cell mede 4915 mm, tem 1875 mm de largura total e 1480 mm de altura. A distância entre eixos é de 2750 mm e a bagageira tem uma capacidade de 334 litros.

A Honda conseguiu diminuir a célula de combustível e desviá-la do túnel central para debaixo do capot, libertando espaço no habitáculo, conseguindo a marca japonesa pela primeira vez, instalar cinco pessoas dentro de um Fuel Cell (o anterior Clarity vendido na Califórnia, só tinha lugar para 4).

Sendo um veículo alimentado a hidrogénio, para obter valores de consumo de eletricidade baixos, o Clarity joga a trunfo da aerodinâmica, o que ajuda a explicar muito do desenho da carroçaria. O baixo peso, com recurso ao alumínio e a materiais compósitos, também ajudou a reduzir 15% o peso total e aumentando a rigidez.

A pilha de combustível (ou célula de combustível) é mais pequena que anteriormente, mas mais potente com 174 CV e 300 Nm, estando junta a unidade de controlo de potência e da caixa de velocidades. O novo Clarity Fuel Cell é o primeiro veículo de produção em série equipado com o compressor de ar elétrico de duas fases de intensificação . Este compressor ajuda a reduzir as dimensões da motorização, permitindo obter uma pilha de células de combustível mais pequena através do aumento da pressão de alimentação de ar. A nova Unidade de Controlo da Voltagem das Células de Combustível disponibiliza agora 500 V ao motor elétrico, permitindo-lhe debitar mais 30% de potência do que o seu antecessor. O condutor tem dois modos de utilização, Normal e Sport, sendo que este permite uma condução mais agressiva. O Clarity chega dos 0-100 km/h em 9 segundos e alcança os 165 km/h.

A produção inicial do Clarity Fuel Cell vai ter lugar nas instalações da Honda em Tochigi, Japão, expandindo-se eventualmente à medida que a procura aumentar. Na Europa, o modelo está em testes em números limitados no Reino Unido e na Dinamarca, ao abrigo do programa HyFIVE.

A chegada do novo Clarity Fuel Cell à Europa é parte fundamental da nova “Visão Elétrica” da Honda. Esta estratégia, anunciada no Salão Automóvel de Genebra pelo Presidente e COO da Honda Motor Europe, Katsushi Inoue, tem o objectivo específico de que dois terços dos veículos vendidos na Europa tenham motorizações elétricas. Este modelo a hidrogénio vem reforçar o compromisso continuado da Honda no aumento da implementação de veículos a células de combustível. Para além de promover ativamente os benefícios aos utilizadores finais e de demonstrar as tecnologias avançadas, estes testes em veículos a células de combustível na Europa também vão ajudar a implementar uma estrutura viável de reabastecimento em todo o velho continente.

Até 2022, a Honda vai colocar na estrada uma frota dedicada de novos veículos Clarity Fuel Cell, tentando demonstrar as performances destes veículos numa utilização real do dia-a-dia. Recordar que o envolvimento da Honda nas demonstrações envolvendo células de combustível na Europa começou com o primeiro test-drive do hatchback FCX a hidrogénio no passado ano de 2005. A isso, seguiu-se em 2008 a apresentação do FCX Concept, com testes de condução na ilha de Gotland, na Suécia. Em 2009, foram introduzidos na Europa dois exemplares da primeira versão de produção do FCX Clarity a células de combustível para participação na iniciativa Clean Energy Partnership realizada na Alemanha, numa demonstração das capacidades deste tipo de veículo e análise das suas características de utilização.

 

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