Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Delphi e Tula criam sistema “Dynamic Skip Fire”

A fornecedora de peças Delphi e a empresa de tecnologia automóvel Tula, juntaram esforços e no produto desse empenho é um novo tipo de cilindro com tecnologia que desliga o cilindro, desenhado para motores a gasolina. Promete ser tão eficiente como um motor diesel.

O sistema DSF (Dynamic Skip Fire) anuncia uma redução do CO2 e do consumo de combustível entre 8 a 15%. Com estes valores, os motores a gasolina ficam tão eficientes como os blocos diesel. Como funciona?

O sistema decide, consoante as necessidades, quais os cilindros que são ligados ou desligados antes de se iniciar a sequência admissão, compressão, explosão, escape. Se um cilindro ficar desligado, as válvulas de admissão e escape também não abrem, assegurando o mecanismo da Delphi que fica tudo fechado e isolado. Tudo isto é feito através do controlo da sequência de ignição das velas, pelo que só pode ser usado em motores a gasolina.

Segundo os criadores do sistema, este pode ser usado numa ampla gama de motores, incluindo os blocos de 3 cilindros, nos quais esta tecnologia foi testada. Exigência de mais binário por parte do condutor e o efeito da utilização de cilindros extra em vários critérios, justifica desligar, ou não, um cilindro, ou mais, antes deste iniciar o ciclo. Os modelos híbridos também podem contar com o DSF.

Caso a Delphi e a Tula consigam colocar no mercado o DSF, uma das grandes vantagens dos diesel desaparece. O sistema será apresentado no Vienna Motor Synposium e demonstrado num motor 1.8 litros com quatro cilindros e turbo, desenvolvido pelas duas companhias para este sistema. A Delphi e a Tula vão, também, apresentar o sistema híbrido 48 volts com o DSF e aqui a redução do CO2 pode ser até 20%, combinando as duas tecnologias.

Ainda não se sabe quando é que o DSF chegará aos modelos de produção em série, mas a Delphi diz que os protótipos usados para demonstração estão em formato quase final e pronto para a produção.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...