Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan Leaf AT-EV no Rali da Mongólia

A empresa Plug In Adventures criou um Nissan Leaf especialmente modificado para participar no Rali da Mongólia, que irá percorrer 16 mil quilómetros desde o Reino Unido até à Mongólia, já este verão.

Denominado LEAF AT-EV (All Terrain Electric Vehicle – Veículo Elétrico Todo-o-Terreno), é construído sobre um Nissan LEAF Acenta 30 kWh que tem autonomia de até 250 km. As principais modificações foram realizadas com o objetivo de dotar o carro das qualidades necessárias para enfrentar as dificuldades nas zonas mais remotas da viagem.

O Nissan Leaf AT-EV recebeu, assim, jantes Speedline SL2 Marmora e pneus estreitos Maxsport RB3 para um melhor desempenho em estradas de terra. Placas de proteção foram soldadas à parte inferior dos triângulos de suspensão, o circuito de travagem foi duplicado, foram montadas palas de guarda-lamas e recebeu ainda uma proteção de cárter de 6mm em alumínio, para uma maior proteção contra terrenos difíceis.

Barras de tejadilho modificadas fornecem uma base extra de transporte exterior e estão equipadas com uma barra de luz Lazer Triple-R 16 LED que produz 16.400 lumens de iluminação de baixa tensão adicional.

Uma vez que o Rali da Mongólia não é uma prova cronometrada, os veículos estão vocacionados para o conforto. As modificações no interior do Leaf AT-EV concentraram-se na redução do peso e no fornecimento de mais espaço de armazenamento. A área do condutor e do passageiro da frente permanece inalterada exceto a adição de tapetes em borracha. A fila traseira de assentos e os cintos de segurança da traseira foram totalmente removidos, contribuindo para uma redução de peso de 32 kg. Foram também integrados um extintor e um kit médico no espaço da bagageira. Todas estas modificações foram realizadas pela RML, uma empresa de engenharia automóvel conhecida pela sua presença na competição em pista e nos ralis.

Chris Ramsey, fundador da Plug In Adventures, afirmou: “O Rali da Mongólia constitui a viagem mais desafiante para um veículo elétrico até hoje, mas é um desafio que temos vindo a planear há vários anos. Não só iremos enfrentar uma diminuição no número de carregadores de VE à medida que nos deslocamos para leste, mas o terreno também se torna mais difícil de navegar. Utilizar um Nissan LEAF para esta aventura foi uma decisão óbvia. Conheço muito bem o automóvel. É extremamente fiável e tem a maior rede de carregamento rápido na Europa. Uma vez que aceita uma ligação de 220 ou 240v, mesmo nas áreas mais remotas, quando já não existir uma rede de opções de carregamento rápido, posso carregar a bateria e continuar em frente. Esta viagem resume-se à experiência em si, apesar de não se alcançar o destino num curto período de tempo. Mal posso esperar para ir para a estrada e dar a conhecer a mais pessoas as vantagens dos veículos elétricos, independentemente do seu país de origem!”

Já Gareth Dunsmore, Diretor de Veículos Elétricos na Nissan Europa, afirmou: “Desde que lançámos o Nissan LEAF em 2010, os nossos clientes já conduziram em conjunto mais de três mil milhões de quilómetros, poupando mais de 500 milhões de quilogramas de emissões de CO2 no processo. A nossa iniciativa “Eletrificar o Mundo” liga as histórias dessas pessoas que estão a viver um estilo de vida elétrico. Muitos proprietários de Nissan LEAF têm demonstrado – como a Plug In Adventures – que os veículos elétricos podem fazer muito mais do que as habituais deslocações diárias. Aplaudimos este ambicioso desafio de condução e desejamos uma entusiasmante e confortável viagem”.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...