Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

GM fecha trimestre com recorde de receitas e resultados

Os resultados líquidos da General Motors cresceram 34% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o período homólogo do ano passado, para 2,6 mil milhões de dólares.

Foto: GMApesar do abrandamento do mercado americano, a subida de vendas de SUVs e crossovers e os ganhos da afiliada financeira mais do que compensaram o abrandamento do mercado americano.

O grupo vai lançar quatro novos crossovers este ano, incluindo a terceira geração do Chevrolet Equinox (foto), o segundo modelo mais vendido da marca nos EUA e que chegou ao mercado ainda em março, uma atualização do Chevrolet Traverse, o GMC Terrain e o Buick Enclave.

O volume de negócios somou 41,2 mil milhões de dólares, uma subida de 11%, e os resultados antes de juros e impostos (Ebit) progrediu 28%, para 3,4 mil milhões. A margem bruta aumentou de 7,1% das vendas, há um ano, para 8,2%.

Foi o melhor trimestre em termos de resultados desde 2009, quando o Grupo recuperou de uma situação de falência técnica, com recordes históricos de receitas e lucros antes de impostos, quer nos EUA, quer no conjunto do globo.

Foi o oitavo trimestre consecutivo de resultados acima das estimativas dos analistas.

Na América do Norte, os lucros aumentaram 49%, para 3,4 mil milhões de dólares. A região contribuiu com metade do crescimento dos resultados do Grupo no trimestre. As receitas na região cresceram 11%, para 29,3 mil milhões, com as vendas em volume a progredirem 7,5%, correspondendo a uma melhoria das margens, de 8,7% para 11,7%.

Na Europa, a GM teve um prejuízo de 201 milhões, que compara com os 6 milhões do ano passado. A América do Sul, as perdas quase duplicaram, atingindo os 115 milhões.

Nas restantes geografias, os resultados foram positivos em 319 milhões, equivalendo a uma subida de 16%.  Mesma da GM Financial, que também teve um contributo positivo, com 260 milhões de lucro.

Para o final do ano, a GM estima um Ebit em linha com os 12,5 mil milhões de dólares registados no ano passado.

Veja aqui a apresentação dos resultados trimestrais da GM (em inglês)

 

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...