Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota recupera liderança mundial no 1º trimestre

A Toyota recuperou no primeiro trimestre do ano a liderança do mercado automóvel mundial, de acordo com os dados da JATO Dynamics.

O Grupo Volkswagen, que em 2016 tinha conquistado o primeiro lugar ao seu rival japonês, caiu para a terceira posição, ultrapassado por uma surpreendente Aliança Renault-Nissan, que com a incorporação da Mitsubishi, está agora muito próxima do primeiro lugar do top, com uma diferença inferior a 50 mil unidades.

Com uma progressão de 13,1% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a Aliança é o único dos três grupos que cresce a dois dígitos. A Toyota cresceu 7,5% e o Grupo Volkswagen registou uma baixa ligeira de 0,5%.

Tabela: Forbes

 

 

Na Europa, o renovado Volkswagen Golf perdeu o seu lugar histórico de modelo mais vendido para o Ford Fiesta. “Houve um abrandamento generalizado de vendas de modelos com motores diesel, que teve um impacto significativo no Volkswagen Golf, mas deixou os segmentos mais baixos, onde o Fiesta se situa, relativamente incólumes”, explica Felipe Munoz, Global Automotive Analyst da JATO Dynamics. “Esta alteração de posições pode ser apenas temporária, pois é de prever que as vendas do Golf animem”, adianta

Os dados da JATO, publicados pela Forbes, utilizam os volumes de produção e não os registos de venda, por ser este o critério utilizado pela OICA, a associação mundial dos construtores de automóveis. Devido à utilização de metodologias diferentes consoante os países, as estatísticas de vendas revelaram-se pouco fiáveis, até porque em muitos países (como Portugal), os dados levam em conta os pedidos de matrículas e não os registos de propriedade do cliente final, abrindo porta ao empolamento das vendas por auto-registos.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...