Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Peugeot revela renovado 308 (c/ vídeo)

A Peugeot revelou as primeiras imagens e detalhes oficiais do seu novo 308 que estará disponível já a partir deste verão.

Tanto na versão berlina como na SW, o Peugeot 308 conta com um estilo expressivo presente em todas as seis versões de equipamento: Access, Active, Allure, GT Line, GT e GTI. De referir que, se o modelo exibe uma forte sensação de robustez e vigor, tal fica a dever-se, em boa parte, a uma carroçaria deliberadamente desenhada para se ajustar à mecânica da viatura.

O novo capot conflui com a grelha vertical, com o emblema do Leão ao centro e o nome Peugeot esculpido na parte superior. O novo modelo conta com LED integrados nas óticas, que formam um distinta assinatura de iluminação dianteira, um novo pára-choques dianteiro com três aberturas que asseguram a refrigeração do motor. As reentrâncias laterais acolhem as luzes de nevoeiro e, de noite ou de dia, as óticas traseiras exibem a assinatura luminosa de três garras.

A extensa lista de sistemas de assistência à condução do novo Peugeot 308 declina-se em 8 dispositivos de última geração, incluindo o Active City Brake e o Active Lane Departure Warning. Este é o primeiro modelo do Grupo PSA a dispor de controlo de velocidade com função de 30 km/h com caixa de velocidades manual.

Para oferecer a máxima conveniência em termos de estacionamento, o novo Peugeot utiliza o Visiopark 1 com câmera traseira de 180º e função Park Assist, que mede o espaço de estacionamento disponível e efetua mesmo toda a manobra de estacionamento, operando autonomamente a direção.

Correspondendo à crescente procura por funcionalidades em termos de ligações e conetividade a bordo, o Peugeot i-Cockpit do novo Peugeot 308 pode ter o Mirror Screen, que replica o smartphone no ecrã do veículo. Trata-se de um sistema de tripla funcionalidade, sendo compatível com os protocolos Mirrorlink, Android Auto e Apple Carplay.

De referir ainda o novo sistema de navegação 3D de resposta rápida e com controlo por voz, ligado ao serviço de monitorização de trânsito em tempo real da TomTom, possibilitando aos condutores optimizar as suas viagens com base nas condições de trânsito reais.

Motorizações

Exclusivo do novo PEUGEOT 308, o motor Diesel BlueHDi 180 cv está associado a uma transmissão automática de nova geração EAT8 (desenvolvida em conjunto com os especialistas japoneses da Aisin), uma nova caixa de 8 relações capaz de proporcionar uma resposta suave e linear, incluindo Stop & Start, a partir dos 20 km/h.

A marca francesa é um dos primeiros construtores de automóveis a antecipar-se à introdução da norma de controlo de emissões Euro 6.c, em linha com a filosofia do Grupo PSA em termos de proporcionar aos seus clientes informação independente e certificada acerca de métodos de medição de consumos em condições reais de utilização. A partir de setembro de 2018, as Emissões em Condução Real (Driving Emissions RDE) não podem exceder 2,1 vezes os valores homologados.

O novo 308 é propulsionado por uma gama de motores a gasolina e diesel altamente eficazes, que oferecem o compromisso ideal entre elevada performance e baixo consumo de combustível.

O motor a gasolina de três cilindros foi alvo de importantes melhoramentos, com controlo de emissões na admissão e no escape de modo a obter baixos consumos em condições reais, bem como de uma redução ainda mais eficaz das emissões poluentes.

O sistema de alta precisão de controlo de injeção do motor PureTech 130 S&S melhora a eficiência da combustão, sendo que os gases de escape são primeiramente tratados por um conversor catalítico e, depois, por um filtro de partículas de gasolina de regeneração passiva. Uma nova caixa manual de seis velocidades encarrega-se de obter o melhor rendimento possível.

De destacar também que o novo 308 é o primeiro modelo do Grupo PSA a dispor do novo motor diesel BlueHDi 130 S&S, um bloco de 4 cilindros que também adota um sistema de controlo de emissões na admissão e no escape.

A eficiência de combustão foi melhorada graças ao novo, e patenteado, desenho da câmara de combustão, cuja eficácia foi amplamente comprovada em ambiente de competição nas 24 Horas de Le Mans.

Outros ganhos em termos de eficiência provêm do sistema de controlo de poluição SCR (Catalisador de Redução Seletiva), montado o mais próximo possível do motor, para que a ação de pós-tratamento aconteça o mais rápido possível.

 

 

(atualizado às 10h30 com informações da Peugeot Portugal)

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...