Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Quase 30% dos condutores portugueses com comportamento agressivo

Buzinar, bater no volante, dizer palavrões, gritar e fazer gestos são alguns dos comportamentos que 27% dos condutores portugueses expressam em situações de stress e irritação ao volante, revela um estudo da Continental Pneus a propósito do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, assinalado hoje, dia 5 de maio.

Tendo como base as situações de stress ao volante que deixam o condutor ansioso, tenso ou desconfortável, foram analisados os dados de comportamento (a partir da Escala DBS – Driven Behavior Scale) de cerca de 1300 automobilistas que permitiu concluir que quase 30% dos condutores portugueses revelam uma conduta agressiva e hostil.

Demonstrar aos outros condutores a sua irritação é uma prática admitida por mais de 55% dos inquiridos, enquanto 34,8% afirma nunca o fazer. No entanto, a maioria dos questionados diz palavrões enquanto conduz, segundo o estudo, mas apenas 14% o faz frequentemente. Gritar como consequência do nervosismo acontece a 35% dos automobilistas, bater no volante a 34% e gesticular ao foco da irritação a mais de 26%. Buzinar é outra das condutas frequentes, com somente 31,8% a negá-la.

Por fim, os dados do estudo da Continental permitiu aferir que quem revela menos tendência para a agressividade ao volante são os automobilistas que mais se preocupam em manter um estilo de vida saudável, ao passo que os condutores sujeitos a mais pressão e stress na sua atividade profissional são quem revelam condutas mais agressivas durante a condução.

De salientar que a aplicação da Escala DBS neste estudo e em outros anteriores já comprovou a existência de uma relação direta entre a agressividade e estados emocionais alterados ao volante e o aumento de risco de acidente rodoviário, algo que necessita ser mais aprofundado, tal como o diretor geral da Continental Pneus Portugal, Pedro Teixeira, refere: “No tema da prevenção da sinistralidade rodoviária, o comportamento dos condutores é, sem dúvida, um tema que necessita de maior estudo, de forma a produzir conclusões que possam ajudar a delinear estratégias que apoiem a tomada de decisões”.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...