Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Os automóveis de Monsieur le President…

Os Presidentes em França afinal andam com que automóveis? O AUTOMONITOR foi à procura da História e descobriu-a através do site francófono L’Argus. Aqui ficam os carros preferidos dos maiores representantes da República Francesa.

François Hollande, o presidente de todos os franceses que agora sai de cena, escolheu durante o seu mandato um DS5. Ao novo presidente, o 8.º da V República, pede-se uma escolha mais adequada às condições atmosféricas:

Na tomada de posse, o sétimo presidente gaulês não contou com a chuva e o resultado foi tudo menos seco. O facto do DS5 ter sido modificado à pressa para contar com um teto de abrir – um Presidente precisa de acenar aos seus cidadãos! – não terá ajudado à cartilha prevista para o desfile presidencial.

 

A 16 de maio de 2007, para a tomada de posse de Sarkozy, a Peugeot teve de esticar em 50 cm o 607 Paladine de modo a que o novo veículo presidencial se tornasse num cabriolet-limusine.

O Peugeot 607 Paladine escolhido por Sarkozy em 2007 é na verdade um protótipo imaginado em 2000 por Heuliez, a empresa de modificações automóveis que desapareceu em 2013.

A tradição do 14 de julho em França ‘obriga’ a que o Presidente desfile num veículo militar – Jacques Chirac logo voltou a casa depois das comemorações no seu Citroën C6:

Jacques Chirac tornou-se presidente de todos os franceses a 7 de maio de 1995 tendo escolhido para os primeiros passeios oficiais o CX Prestige (em baixo) antes de passar para o Citroën SM Presidencial (acima).

O Peugeot 605 – blindado – serviu não apenas para transportar François Miterrand, mas também o papa João Paulo II, Kadhafi e Mikhaïl Gorbatchev.

No dia 21 mai 1981, François Mitterrand não tem dúvidas: o seu carro de eleição é o SM cabriolet-limusina:

Um Renault 30 e um François Miterrand acabado de eleger: estavamos a 10 de maio de 1981.

 

Fiel até ao fim: Valéry Giscard d’Estaing nunca quis outro automóvel que não o Peugeot 604 que hoje em dia se encontra em exposição no Museu da marca gaulesa em Sochaux (acima).

Quem diria: um Jacques Chirac bem longe ainda dos caminhos presidenciais de volta de um Peugeot 403:

Alain Poher, presidente interino, escolheu um DS com carroçaria Chapron.

 

Georges Pompidou era um amante do desporto automóvel. Por prova, em privado, a sua paixão era o Porsche 356:

Georges Pompidou eleito presidente de França a 15 de junho de 1969, encomendou, em 1972 (imagem abaixo), um Citroën SM modificado por Henri Chapron.

 

O primeiro presidente da V República francesa, Charles De Gaulle, não tem dúvidas: “le président de tous les français” (o presidente de todos os franceses) só pode aspirar ao automóvel mais luxuoso da época: um DS.

 

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...