Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

BMW reforça provisões devido a baixa de valores residuais

A BMW anunciou que reforçou provisões de risco para cobrir a descida de valor dos seus veículos usados e dos resultados esperados da sua divisão financeira, reporta a Reuters.

Foto: BMWA quebra do valor residual dos veículos dos contratos de financiamento deverá resultar numa baixa dos resultados e da rentabilidade da BMW Financial. De acordo com os dados fornecidos pela própria BMW, a divisão financeira fechou o primeiro trimestre com uma perda líquida por veículo correspondente a 0,33% do valor financiado.

Na corrida entre a BMW e a Mercedes-Benz pela liderança do mercado mundial dos construtores premium, ambas as marcas têm sido comercialmente bastante agressivas, sobretudo nas vendas financiadas de modelos das suas gamas mais baixas. Em Portugal, por exemplo, BMW e Mercedes-Benz têm colocado os seus Série 1 e Classe A, em versões menos equipadas e com motorizações diesel de menor cilindrada e potência, nas frotas de empresas por valores abaixo dos 25 mil euros, beneficiando da isenção de pagamento de tributação autónoma e em concorrência direta com modelos de marcas generalistas, como o Renault Mégane ou o Peugeot 308. Uma prática com impacto direto no valor residual de retoma dos veículos.

O excesso de stocks de usados, provenientes dos registos de matrículas sem clientes finais, de buybacks de rent-a-car e de retomas de frotas, agrava ainda mais o problema.

“Os preços dos carros usados em todo o mundo, com exceção da Ásia, estão a diminuir ligeiramente devido a fatores sazonais”, explicou Nicolas Peter, administrador da BMW com o pelouro financeiro, durante a apresentação dos resultados trimestrais do grupo.

A BMW Financial Services tem uma 4,8 milhões de contratos de financiamento vivos, em todo o mundo. De acordo com os valores divulgados pelo grupo. 49,1% de todos os BMW vendidos no mundo são comprados com financiamento ou em leasing.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...