Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tudo o que precisa saber sobre o novo Peugeot 5008

O novo Peugeot 5008 ascende a um novo território, reservado aos grandes SUV de sete lugares do segmento C. Chega a 19 de maio ao mercado nacional com argumentos irrefutáveis, destacando-se o Peugeot i-Cockpit de última geração, a “Efficient Modular Platform” EMP2 e os numerosos dispositivos high-tech de conforto e de segurança. Em Portugal, acrescenta, ainda, a vantagem de ser Classe 1 nas portagens.

O design dinâmico e elegante do novo SUV Peugeot 5008 esconde uma funcionalidade exemplar, permitida pelos seus 7 lugares individuais, naquele que é o primeiro SUV a dispor de uma modularidade digna dos melhores monovolumes.

Desde 2009, data de lançamento da primeira geração doPeugeot 5008, foram inúmeras as evoluções registadas ao nível do segmento C-SUV no mercado nacional. Como aconteceu com quase todos os segmentos, também este viu multiplicarem-se as ofertas, levando a que no espaço de poucos anos a silhueta SUV se tornasse na 3a mais vendida no continente europeu,
englobando todos os segmentos, atrás das berlinas dos segmentos B e C.

O novo Peugeot 5008 é o quinto SUV a ser apresentado pela marca e apresenta-se agora em Portugal num sub-segmento dos grandes C-SUV que está ainda em evolução, sendo poucos os construtores que já investiram nele, pelo que encerra um autêntico potencial.

Interior

O novo SUV da marca francesa  apresenta-se como uma completa inovação: o seu conceito – dimensões controladas, espaço interior generoso, funcionalidade inteligente – continua inédito no segmento. Em primeiro lugar, propõe um posto de condução verdadeiramente inédito: desde a abertura das portas dianteiras, o olhar assenta de imediato na mais recente evolução do Peugeot i-Cockpit que transporta os ocupantes do veículo para um mundo surpreendente, original e marcado por uma enorme qualidade.

Do volante compacto – o mais pequeno do mercado, incluindo todos os segmentos – ao grande touchscreen capacitivo de 8 polegadas colocado como um tablet no painel de instrumentos, bem como o espetacular painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, de alta resolução. A sua qualidade gráfica, aliada à estética e aos níveis de animação e de transição entre os modos
(configuráveis e personalizáveis) provocam uma real emoção no condutor. A reatividade e a simplicidade de utilização do touchscreen dão-lhe acesso a todas as informações úteis à condução e ao conforto.

Destaque ainda para as belas teclas tipo piano (toggles switches) posicionadas de forma ideal ao centro do painel de bordo, 7 teclas que permitem um acesso direto e permanente às principais funções de conforto e segurança: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone, aplicações móveis e, ainda, alertas.

Mas o novo i-Cockpit vai mais longe em todos os domínios, fruto da maior qualidade na sua apresentação, do elevado conteúdo tecnológico na sua conceção, sendo mais conectado, mais intuitivo, apostando também num registo de emoção e de personalização. Nesse sentido, o novo 5008 disponibiliza em opção o i-Cockpit Amplify com o qual, apenas com
um toque específico na zona central, são instantaneamente estimulados quase todos os sentidos: visão (ao atuar sobre a intensidade das iluminações de ambiente e as várias opções de alterar o ambiente cromático do ecrã), audição (graças aos parâmetros de ambiente musical ou de tipo de sonoridade), tato (com as massagens multiponto integradas nos bancos), olfato (por via do difusor de fragrâncias).

Logo desde o início são propostos dois ambientes aos ocupantes: um ambiente “Boost”, orientado para uma condução dinâmica, e outro “Relax”, para uma condução mais descontraída. Estes dois modos são completamente personalizáveis e permitem transcender o prazer do piloto e dos seus passageiros e tornar a experiência a bordo verdadeiramente única.

A qualidade está também à vista nas fragrâncias disponibilizadas com o i-Cockpit Amplify. Com efeito, estes aromas exclusivos foram desenvolvidos com a Scentys e com Antoine Lie, profissional dos perfumes de renome internacional, para uma experiência olfativa topo de gama.

Cada uma das 3 fragrâncias propostas – cuja difusão é regulável em 3 níveis de intensidade – tem a sua própria assinatura:
‘Cosmic Cuir’: um perfume vibrante e sensorial, verdadeira assinatura olfativa da marca; ‘Aerodrive’: um perfume vivo e estimulante (associado por defeito ao ambiente «Boost»); ‘Harmony Wood’: um perfume autêntico e relaxante (associado por defeito ao ambiente «Relax»).

Além disso, à semelhança do Peugeot 308 e do novo SUV Peugeot 3008, a visão, o toque e a audição podem beneficiar das especificidades do Driver Sport Pack que permite uma direção assistida mais firme e reativa, e uma cartografia do pedal de acelerador mais reativa, assim como uma resposta do motor e da caixa de velocidades mais rápida (as versões com caixa de
velocidades automática são complementadas por patilhas no volante).

Mais espaço

Com uma distância entre eixos de 2,84 m, o novo 5008 anuncia-se, desde logo, como o mais habitável de todos os SUV do segmento C. A grande modularidade da plataforma EMP2 permite-lhe aumentar em 16,5 cm a distância entre eixos relativamente ao novo 3008, e em 11 cm em relação à anterior geração 5008. Tal significa cotas de habitabilidade mais generosas, particularmente para os passageiros da segunda fila, cujo espaço para os joelhos aumenta 60 mm.

Também o comprimento total do veículo (4,64m) cresce em 19 cm face ao novo 3008 e 11 cm para o anterior 5008, pelo que as dimensões exteriores do novo 5008 continuam entre as mais contidas dos veículos volúmicos do segmento C. E todo o comprimento suplementar está ao serviço da habitabilidade interior.

Mas a otimização desta eficiência da arquitetura não foi suficiente, sendo que o novo SUV inova ao propor uma configuração inédita no mercado através de 3 bancos independentes, idênticos e escamoteáveis na fila 2, e 2 bancos independentes, escamoteáveis e extraíveis na fila 3.

De destacar também o imenso volume do porta-bagagens, que é o maior da sua categoria: até 780 dm VDA 210 (1.060 litros líquidos) na configuração de 5 lugares. Mais 100 dm que a geração anterior do 5008, além de que o nível de carga é particularmente baixo (676 mm), os espaços são bem desafogados e retilíneos e com a possibilidade de transformação em mesa do banco do passageiro da frente. O novo SUV  também permite o transporte de objetos particularmente longos, até aos 3,20 m.

Do lado prático, beneficia igualmente de um portão traseiro ”Easy Open”: com um simples gesto do pé sob o para-choques traseiro, pode abrir-se o portão motorizado e depois fechá-lo rapidamente e sem esforço.

Design exterior

No exterior, estão presentes todos os atuais códigos do segmento e da própria Marca: um capot longo e horizontal, uma face dianteira vertical, uma cintura elevada, etc. Um design inspirado, poderoso e valorizante, em que cada linha, cada aresta, cada contorno está no seu devido lugar, gerando um sentimento de coerência e de equilíbrio. Para dimensões tão generosas, as linhas gerais do 5008 são harmoniosas e elegantes.

O comprimento suplementar (19 cm, dos quais 16,5 cm de maior distância entre eixos) a altura preservada (1,64m com as barras no tejadilho) conferem ao novo SUV uma silhueta longilínea e muito dinâmica. Um perfil audacioso servido por uma linha de cintura elevada, um embelezador do tejadilho envolvendo, igualmente, as superfícies vidradas até aos pilares traseiros
ou ainda uma linha de tejadilho pura que liberta um sentimento de fluidez e desportividade.

O tejadilho «Black Diamond», em negro brilhante, independentemente da cor do veículo, confere-lhe ainda mais dramatismo, elegância e modernidade. Um sentimento garantidamente topo de gama emana, assim, do novo 5008, bem na fronteira do segmento superior e do universo dos construtores premium.

As proteções envolvendo a cintura do veículo, as grandes rodas, as barras do tejadilho estilizadas, tudo foi concebido para dar a este perfil uma sábia mistura de caráter e de sofisticação, tornando este trabalho criativo extremamente moderno, mesmo futurista, libertando-se em simultâneo dos impasses estilísticos. Este perfil muito puro sublinha, igualmente, o lugar definido para o habitáculo e os passageiros: a abertura das portas e a distância entre eixos deixam perceber um interior vasto e
acolhedor, tanto mais se o veículo estiver equipado com o grande teto de abrir panorâmico em vidro que banha de luz o interior.

O olhar felino fica mais penetrante graças à subtileza dos seus projetores de halogéneo. Torna-se mesmo acerado quando estes adotam (em opção) faróis full LED. Neste caso, o novo SUV ostenta uma grelha de rede cromada tipo tabuleiro de damas, assim como um escudo dianteiro exclusivo. Independentemente do nível de acabamento, as tomadas de ar são numerosas e de abertura ampla.

Finalmente, o desenho da traseira oferece um sentimento de robustez e de proteção. Os contornos são valorizantes e reencontramos a faixa negra brilhante sob o óculo, que forja a identidade traseira da última geração de SUV da marca. Marcado ao centro pelo logo e pelo nome PEUGEOT, este último está ligado às luzes traseiras de LED opalescentes, que arvoram as três incontornáveis garras, que tornam a assinatura visual da marca tão facilmente identificável – de dia, como de
noite. A vista traseira coloca também em evidência a promessa de um porta-bagagens tão generoso como prático, com um portão de grande largura e um piso muito baixo.

Prazer de conduzir 

Este novo PEUGEOT é um verdadeiro convite à viagem topo de gama servida por um excelente isolamento acústico e numerosos equipamentos de conforto como bancos da frente envolventes e dispondo ambos em opção de um sistema de massagem pneumática de 8 bolsas de ar; sistema Hi-Fi Premium FOCAL, a grande assinatura acústica francesa; teto de abrir panorâmico de dimensões generosas; e zona de recarga para smartphone sem fios na consola central.

Quanto às numerosas ajudas à condução de última geração – denominados de ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) – elas reduzem as fontes de perigo na estrada, ao proporem um arsenal de equipamentos de segurança de série ou em opção segundo o mercado.

Como o Advanced Grip Control e a sua nova função inédita, o Hill Assist Descent Control (HADC) – graças a este sistema exclusivo, o novo 5008 mostra reais capacidades para percorrer caminhos em terra batida -, o Active Safety Brake (Travagem automática de urgência) e o Alerta para Risco de Colisão (Distance Alert), ambos agrupados num pack Safety.

De destacar ainda o Alerta de Transposição Involuntária de Faixa (Active Lane Departure Warning), o Sistema de deteção de fadiga, o Assistente automático de máximos, o Reconhecimento dos sinais de limite de velocidade, o Cruise control adaptativo com função Stop (BVA), o Sistema ativo de vigilância de ângulo morto, o Park Assist e o Visio Park (visão a 360°).

Conetividade permanente

O novo Peugeot 5008 responde ao desejo do condutor de permanecer conectado ao volante e de poder navegar com toda a serenidade, graças a equipamentos como a função Mirror Screen ou ainda a navegação 3D conectada.

A navegação 3D com reconhecimento vocal leva o realismo a propor a representação dos edifícios e dos monumentos tendo em conta a inclinação do terreno. Com um simples gesto numa roda situada no volante, pode mesmo ser deslocada diretamente do touchscreen para o painel de instrumentos digital para uma melhor lisibilidade. Com o sistema TomTom Traffic, a sua conectividade permite ter uma visão em tempo real dos acontecimentos essenciais à condução e o acesso a numerosas informações: meteorologia localizada, estacionamentos, estações de serviço etc.

É mesmo possíveI subscrever, em opção, a visualização das zonas de risco TomTom e beneficiar, assim, de informações fiáveis comunicadas pela comunidade sobre as zonas de perigo permanente ou de risco temporário.

A função Mirror Screen permite duplicar o ecrã do smartphone no touchscreen do veículo para melhor aproveitar as suas aplicações. É compatível com os protocolos MirrorLink (smartphones Android), Android Auto (disponível durante 2017) e Apple Carplay TM (a partir do iPhone 5). E com um simples apoio num botão de comando situado no volante, a função permite o reconhecimento vocal via smartphone (S-Voice Android e Siri da Apple).

Quanto ao pack Peugeot Connect, aumenta ainda as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias em três domínios: navegação, segurança (Peugeot Connect SOS & Assistance) e manutenção (teleserviços dos packs Peugeot Connect).

Todas as informações são apresentadas ao condutor da forma mais simples e intuitiva. Os interfaces propostos no novo 5008 permitem apreender todas as funcionalidades com serenidade.

Motorizações

A gama proposta para o novo 5008 é perfeitamente coerente com a estratégia desenvolvida pela marca, articulando-se em dois níveis de acabamento mainstream (Active, Allure), um acabamento GT Line, topo de gama e desportivo, e uma versão GT, dinâmica e exclusiva.

Os benefícios da nova plataforma EMP2, aliada a uma verdadeira otimização da relação peso/dimensões/prestações a todos os níveis, permitem apresentar um ganho de 95 kg em média relativamente à geração anterior. Mas não é tudo: o design aerodinâmico e a otimização das dimensões exteriores permitem mostrar um dos melhores SCx do seu segmento, com 0,76 m (nas melhores versões).

Também a utilização de pneus de Ultra Baixa Resistência ao Rolamento (UBRR) de 17’’ e de 18’’ ou ainda de um pneu de
19’’ no formato slimline desenvolvido pela Michelin (205 55 R19) contribui para as performances globais da gama 5008.

Associadas a motorizações Euro 6.1 a gasolina e Diesel ultra sóbrias e performantes, todas estas qualidades contribuem para fazerem do novo SUV PEUGEOT 5008 uma oferta de referência no mercado dos grandes SUV de 7 lugares do segmento C.

Assim, na gasolina como no Diesel, todas as propostas são Best in Class neste mercado na sua categoria de potência. As emissões de CO 2 estabelecem-se, assim, a partir das 117 g/km na gama a gasolina e a partir de apenas 108 g/km no Diesel graças à tecnologia BlueHDi.

São 2 as propostas a gasolina disponíveis na gama:
– 1.2 PureTech 130 cv CVM6 (117 g/km de CO 2 )
– 1.2 PureTech 130 c EAT6 (120 g/km de CO 2 )

E 4 ofertas Diesel são propostas:
– 1.6 BlueHDi 120 cv CVM6 (108 g/km de CO 2 )
– 1.6 BlueHDi 120 cv EAT6 (112 g/km de CO 2 )
– 2.0 BlueHDi 150 cv CVM6 (118 g/km de CO 2 )
– 2.0 BlueHDi 180 cv EAT6 (124 g/km de CO 2 ) , esta em exclusivo para a versão GT, a variante topo de gama e mais dinâmica da gama PEUGEOT 5008.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...