Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan com lucro superior a 6 mil milhões de euros em 2016

A Nissan anunciou esta quinta-feira os resultados financeiros para o período de 12 meses do seu ano fiscal 2016 que terminou a 31 de março de 2017.

Foto: Nissan Press

Neste período, a Nissan registou um lucro operacional dequivalente a mais de 6 mil milhões de euros. Para este resultado contribuíram as fortes vendas nos EUA, China e Europa Ocidental, que compensaram parcialmente o impacto das taxas de câmbio e a fragilidade dos mercados emergentes.

Com uma gestão em termos pró-forma, que inclui a consolidação proporcional dos resultados do empreendimento conjunto da Nissan na China, o lucro operacional foi de 882,4 mil milhões de ienes, com receitas líquidas de 12,84 biliões de ienes.

No ano fiscal de 2016 as vendas globais da Nissan foram de 5,63 milhões de unidades.

Nos EUA, as vendas da Nissan aumentaram 4,2% para 1,58 milhões de unidades, o equivalente a uma quota de mercado de 9,0%, com uma sólida procura de modelos incluindo o Rogue e o Altima.

A venda de unidades da Nissan na China, cujos valores são comunicados com base no ano civil, aumentou 8,4% para 1,35 milhões de unidades, o equivalente a uma quota de mercado de 5,0%. Na Europa, excluindo a Rússia, as vendas da Nissan aumentaram 7,2% para 683.000 unidades, o que resultou numa quota de mercado de 3,8%. O crossover Qashqai e a pick-up Navara ajudaram a impulsionar a procura na região.

O desempenho da Nissan nestes mercados-chave ajudou a compensar condições mais adversas no mercado japonês, refletindo a suspensão das vendas dos micro-automóveies na primeira metade do ano. As vendas no Japão – com a retoma da venda dos micro-automóveis – atingiram as 557.000 unidades no período de 12 meses, representando uma quota de mercado de 11,0%.

Nos outros mercados, incluindo Ásia e Oceânia, América Latina, Médio Oriente e África, as vendas da Nissan diminuíram 3,3% para 808.000 unidades.

Perspetiva para o ano fiscal de 2017

A Nissan espera vender 5,83 milhões de unidades no ano fiscal de 2017. Prevê-se que os modelos recentemente lançados, incluindo o Nissan Micra, Armada, Kicks e Note e-POWER e Serena no Japão, contribuam para o crescimento das vendas no próximo ano fiscal.

Consulte os dados completos aqui (em inglês)

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...