Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

SEAT Ibiza: 33 anos contados em números

Chegado à quinta geração e apelidado pela Seat como “o melhor de sempre”, o Ibiza cumpre 33 anos de presença no mercado tendo vendido mais de 5,4 milhões de unidades. Um automóvel já lendário e que começou com o nome Porsche bem evidente no motor e nos autocolantes do vidro traseiro. Lembram o famoso “System Porsche”?

Corria o ano de 1984 e Michael Jackson deixou o mundo boquiaberto com a obra prima “Thriller”, enquanto nas telas do cinema andavam os “Caça Fantasmas” (Ghostbusters) a correr atrás dos espíritos e o Indiana Jones desenrolava mais uma das suas aventuras, liderando estes dois filmes os ganhos de bilheteira. Foi também em 1984 que nasceu Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook. Foi neste ano que nasceu o primeiro Seat Ibiza. Passaram-se 33 anos e 5,4 milhões de unidades vendidas. A história do Ibiza contada em números e curiosidades.

Quatro gerações, 5,4 milhões de carros vendidos

Foram quatro as gerações do Ibiza até 2017, com a quinta geração a mostrar-se para os próximos anos. Se fosse possível juntar uma atrás da outra as 5,4 milhões de unidades vendidas, seria possível ligar Barcelona á Nova Zelândia e ainda sobravam uns carros…

Criado em Barcelona

Todas as gerações do Ibiza foram pensadas, criadas e produzidas em Barcelona. A primeira geração deve o seu estilo a Giorgetto Giugiaro, teve o motor desenvolvido com a ajuda da Porsche – nascendo dai o System Porsche – e a célula de proteção do carro teve a ajuda à produção da Karmann.

Consumo em queda

Desde que foi lançado, o Ibiza tem vindo a ser cada vez mais eficiente no que toca aos consumos. Começou com um valor homologado de 7,8 l/100 km, chegou, 33 anos depois, aos 3,6 l/100 km do Ibiza 1.4 TDI 90 CV. Menos 4,2 litros…

8 em cada 10 Ibiza são exportados

A cada dia saem 700 Ibiza novos da linha de montagem da fábrica de Martorell. Destes, 80% são dedicados à exportação para 75 países. Aliás, o Ibiza esteve por trás da internacionalização da Seat, sendo o primeiro modelo a ser, regularmente, exportado a partir de Martorell.

Cifras do Ibiza

São mais de 700 robots envolvidos na produção do Ibiza que montam as 3 mil peças que fazem parte do modelo, viajando o Ibiza quase 12 quilómetros dentro da fábrica ao longo do seu processo de fabrico. Desde 1984, foram gastos 70 milhões de quilos de tinta para pintar todos os Ibiza já produzidos, o equivalente a pintar a Torre Eiffel mais de mil vezes.

O papel das mulheres

O Ibiza foi o primeiro modelo da Seat a integrar mulheres na linha de produção. Passados 33 anos, 1 em cada 5 trabalhadores da linha de montagem (21%) são mulheres, o rácio mais elevado da indústria espanhola. Adicionalmente, são cada vez mais as mulheres a comprar carro, são já 51% de quota face aos 42% em 2004.

Paixão pela competição

A competição sempre esteve presente na história da Seat e o Ibiza não foi exceção. Foi o carro oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e conquistou três títulos no Mundial de Ralis, categoria 2 Litros, duas rodas motrizes, em 1996, 1997 e 1998.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...