Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Licínio de Almeida novo DG da VW, Alberto Godinho assume Audi

A SIVA, representante em Portugal da Volkswagen, Audi, Bentley e Lamborghini, anuncia hoje a nomeação de Licínio de Almeida como novo Diretor-Geral da Volkswagen Portugal e de Alberto Godinho para o substituir como responsável máximo da Audi. José Duarte, até agora Diretor-Geral da Volkswagen, passa a ocupar idêntica função na Soauto, a subholding do Grupo SAG (que também detém a SIVA), para o retalho automóvel.

Foto: SIVARicardo Tomaz mantém a direção de marketing da Volkswagen, que acumula com a Direção-Geral de Comunicação da SIVA.

Em abril, a SIVA já anunciara a nomeação Luís Mateus para Direção-Geral da Skoda, faltando apenas quem o substituirá na liderança da Volkswagen Veículos Comerciais, que liderou nos últimos anos.

Estas nomeações completam a rodagem dos quadros dirigentes da SIVA, na sequência da chegada de Pedro de Almeida à liderança executiva do Grupo, em março, em substituição de Fernando Monteiro.

Veja abaixo quem é quem no Estado-maior da SIVA?

Pedro de Almeida, Administrador Executivo SIVA

Foto: SivaAssumiu em março a liderança executiva do Conselho de Administração para o quadriénio 2017-2020.

Pedro de Almeida, 53 anos, é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Administração e Marketing de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa. Tem uma vasta experiência em cargos de liderança a nível nacional e internacional, tendo o seu percurso no Grupo SAG iniciado em 2002 como Diretor Executivo da Multirent – Aluguer e Comércio de Automóveis S.A.

De 2010 a 2016, foi CEO da Unidas, no Brasil, tendo passado a Presidente do Conselho de Administração em Janeiro de 2017. É ainda membro do Conselho de Administração SAG GEST – Soluções Automóvel Globais SGPS S.A, desde 2006.

No seu percurso profissional passou também pelo Departamento de Vendas da Ford Lusitana, entre 1987 e 1992.  No ano seguinte liderou o projeto “Viaturas Usadas” do Grupo Mocar. Entre 1994 e 1996 foi Diretor Comercial da Honda Automóvel, tendo assumido depois, e até 1999, a Direção de Marketing da Companhia Europeia de Seguros. De 1999 a 2000, foi Diretor Executivo da Sofinloc, cargo que ocupou também em 2001 no Banco Esfinge em Madrid.

Licínio de Almeida, Diretor-Geral da Volkswagen

Após 18 anos de funções como Diretor Geral da Audi, Licínio Almeida é o novo Diretor Geral da Volkswagen em Portugal.

Licenciado em Engenharia de Sistemas, Licínio Almeida iniciou o seu percurso no setor automóvel em 1989.

Conta com uma longa experiência na área do Marketing, primeiro na Citroën e depois na SIVA para a qual entrou em 1991. Foi diretor de marketing da Audi e da Volkswagen, tendo assumido a Direção Geral da Audi em 1999, responsabilidade que assegurou até agora.

Alberto Godinho, Diretor-Geral da Audi

Foto: SIVA Com 10 anos de funções no Retalho Automóvel do grupo SAG, Alberto Godinho substitui Licínio de Almeida e é o novo Diretor Geral da Audi em Portugal.

Licenciado em Gestão com uma especialização em Marketing pelo ISCTE, Alberto Godinho iniciou o seu percurso profissional na área do Marketing e Vendas.

Conta com uma grande experiência no setor automóvel para o qual entrou em 2001, tendo ingressado no Grupo SAG em 2006. Desempenhou funções de Direção no Retalho do Grupo, na Expocar Porto e depois na Soauto Lisboa, cuja responsabilidade assegurou até agora.

Luis Mateus, Diretor Geral da Škoda

Foto: SIVAApós ter liderado a Volkswagen Veículos Comerciais nos últimos anos, Luis Mateus assumiu a Direção Geral da Škoda a 3 de abril.

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Luis Mateus tem uma longa experiência no setor automóvel, iniciada na IVECO Portugal onde foi Diretor de Marketing e Vendas.

Iniciou o seu percurso na SIVA em 2003, com o cargo de Diretor Geral da Volkswagen Veículos Comerciais, o qual manteve até agora.

O seu conhecimento do mercado de veículos comerciais aliado às qualidades de organização e mobilização levaram a Marca a atravessar o seu período de maior crescimento em Portugal.

José Duarte, Diretor-Geral da Soauto

Foto: SIVAApós ter liderado a Volkswagen, nos últimos 12 anos, José Duarte assume a nova função de Diretor-Geral de todas as unidades de negócio Soauto, subholding que controla as concessionárias Volkswagen, Audi e Skoda, participadas pela SAG Gest.

Licenciado em Engenharia Informática, José Duarte tem uma longa experiência de 28 anos no setor automóvel, iniciada na Renault Portuguesa onde desempenhou funções na área do Marketing e das Vendas.

Iniciou o seu percurso na SIVA em 2000 com o cargo de Diretor de Vendas da Volkswagen, tendo assumido a Direção Geral da Marca em 2005.

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer