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Diesel na Europa emitem 50% acima dos níveis legais

Os automóveis com motores diesel estão a emitir 50% mais emissões tóxicas do que deveriam se cumprissem os níveis legais, refere um novo estudo da Universidade de York e do International Council on Clean Transportation, publicado pela revista Nature.

DRNa Europa, o nível excessivo de emissões poderá estar na origem do falecimento de 11.500 pessoas por ano. O estudo confirma que os motores diesel estão a emitir níveis de óxido de nitrogénio acima do que deveriam devido a várias razões, como falhas na calibragem dos motores, manutenção inadequada, deficiências nos procedimentos dos testes de certificação e utilização de equipamento e de software que viciam os resultados desses testes.

“Este é um estudo rigoroso que revela as consequências sérias que resultaram diretamente das ações irresponsáveis dos fabricantes de automóveis, que produzem veículos que conseguem cumprir as exigências regulatórias nas condições particulares dos testes, mas que têm níveis de poluentes muito superiores quando rodam em condições normais de estrada”, garante Roy Harrison, professor de saúde na Universidade de Birmingham.

O óxido de nitrogénio é um grande contribuinte para a poluição da atmosfera e a exposição continuada a estes poluentes está relacionada com vários problemas de saúde e com a redução da esperança de vida, devido, por exemplo, a problemas respiratórios ou a um aumento dos casos de cancro no pulmão

Para a elaboração deste estudo, os investigadores analisaram dados de 30 outros estudos sobre emissões de veículos em condições normais de condução, concluindo que os automóveis emitiram 13,2 milhões de toneladas de óxido de nitrogénio nestas condições, um valor 4,6 milhões acima dos que seriam esperados, de acordo com os testes de certificação realizados em laboratório.

 

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