Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Carregar o carro enquanto conduz? Vai ser possível! (c/vídeo)

A startup ElectRoad, em parceria com o governo de Israel, está a testar uma tecnologia que irá permitir que os veículos elétricos se carreguem sem fios e em andamento, através de estradas electrificadas, aumentando assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de recarga.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=mkpcavw_vFI[/youtube]

 

Intitulada Transferência Dinâmica de Energia, esta tecnologia baseia-se num pequeno acumulador que terá capacidade para trajetos até 5 quilómetros, tornando o veículo mais leve e consumindo menos energia elétrica, que até pode vir a ser partilhada com outros veículos na estrada.

O responsável da startup, Oren Ezer, explicou que é a interação entre o campo electromagnético na parte inferior do veículo e as placas de cobre da via que permitem criar a energia necessária que faz com que o veículo se mova.

A ElectRoad defende que se poderão fabricar baterias mais pequenas, mais leves e mais baratas, de forma também a reduzir os seus custos de produção. A estrada com carregamento sem fios só precisa de ser pavimentada uma única vez e dispensa a ligação física entre o automóvel e a estrada.

Após construir uma pequena via em Caesarea, onde fez alguns testes, a Electroad recebeu um investimento de cerca de 108 mil euros (120 mil dólares) do governo israelita para introduzir a tecnologia num troço de 800 metros nas estradas de Tel Aviv, estando previsto funcionar em 2018. Caso resulte, a ideia é construir uma faixa de pouco mais de 17 kms entre a cidade de Eilat e o aeroporto internacional Ramon.

A missão da ElectRoad é então provar que consegue aplicar esta tecnologia com custos baixos que permitam ser adotada nas estradas a nível mundial.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...