Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Fiat Chrysler na mira da justiça nos EUA

O Departamento de Justiça dos EUA poderá processar a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) a breve trecho se as negociações entre as duas partes não chegarem a nenhum consenso sobre alegadas manipulações de emissões de gases poluentes em motores Diesel, afirmaram duas fontes próximas do processo ao Automotive News.

Em causa estará um software utilizado pela FCA nalguns modelos Diesel que desativa inadequadamente os controlos de emissões de gases para melhorar o desempenho. A fabricante já alegou que não existe qualquer indício de fraude ou intuito de adulterar os resultados, mas não terá convencido os investigadores que não terão ficado totalmente esclarecidos sobre as funções do sistema.

 

Além deste caso – que poderá não chegar a tribunal se houver consenso entre o Departamento de Justiça dos EUA e a construtora -, a FCA estará em tribunal no próximo dia 24 para a primeira audiência de uma ação movida por donos de pickups e SUV Diesel no Tribunal Distrital Federal do norte da Califórnia.

Em janeiro, a EPA (Agência de Proteção do Ambiente dos EUA) alegou que a FCA terá vendido 104 mil pickups RAM 1500 EcoDiesel e SUV Jeep Grand Cherokee EcoDiesel (imagem acima) com “dispositivos auxiliares de controlo de emissões”.

Se a construtora for condenada neste caso terá de pagar cerca de 44.500 dólares (cerca de 40 mil euros) de multa por veículo – o que dará um total de mais de 4,6 mil milhões de dólares (cerca de 4,1 mil milhões de euros) de multa.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...