Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Marcas pagam acordo milionário devido a airbag Takata

A BMW, a Mazda, o Subaru e a Toyota chegaram a um acordo com o governo dos Estados Unidos no valor de 500 milhões de euros (553 milhões de dólares), tornando-se nas primeiras marcas a tentar solucionar a situação dos defeituosos airbags Takata.

Esta ação judicial foi a maior na história dentro do género, cujo fundo obtido destinar-se-à aos consumidores e programas de aluguer de viaturas, sendo possível que surjam mais acordos, uma vez que 42 milhões de veículos em todos os Estados Unidos podem estar afetados, atingindo 19 produtores.

Dentro dos termos do acordo, a substituição dos airbags está prevista, bem como a oferta de automóveis de aluguer para os consumidores que não o consigam fazer em 30 dias.

Também está incluído o reembolso aos proprietários afetados por parte dos fabricantes, sendo cada situação sujeita à submissão de um pedido formal a ser avaliado por um entidade especialmente designada para o efeito.

De relembrar que esta situação se prolonga desde a denúncia em abril de 2013 pela própria empresa Takata e toda a questão baseia-se nos dispositivos de insuflação e propulsores defeituosos que se podem desdobrar indevidamente no caso de um acidente, disparando fragmentos de metal que podem atingir os ocupantes do veículo.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...