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Ensaio AMG GLC 43 4Matic: Subversor de preconteitos

A AMG tem uma pergunta para si: acha que os SUV têm todos que ser enfadonhos, secos de emoções e talhados para a família? Pense bem na resposta, pois o Mercedes-Benz AMG GLC 43 é bem capaz de lhe subverter os preconceitos!

Por Filipe Pinto Mesquita

Foto: Daimler

Bem-vindos ao Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC, um familiar desportivo que, ironia das ironias, faz muito mais sentido guiar sozinho do que em família! Percebe-se porquê! Dono de uma estética apaixonante em vez de espampanante, com um interior que “cheira” a adrenalina por todos os comandos e um motor que inebria pela música e quase nos põe a levitar pela força, o mais potente GLC à venda em Portugal rapidamente se afigura como um oásis no meio do deserto! GLC’s haverá sempre muitos, com o elegante lettering “AMG GLC 43” na meia linha da tampa da bagageira, certamente se contarão pelos dedos, pelo menos, em Portugal.

É a oportunidade para os fundamentalistas anti-SUV se converterem ou, visto pelo polo oposto, para as mães das crianças reconhecerem que afinal não gostam assim tanto de SUV’s! O Mercedes-AMG GLC 43 é tudo isto! Uma combinação com pouca lógica e menos sentido, mas, vá-se lá perceber porquê, tremendamente viciante! Resumindo: uma confusão deliciosa!

Vamos a factos: tratando-se do SUV médio da Mercedes, as quotas de habitabilidade são iguais à dos irmãos “terrenos” GLC, bem como a capacidade da bagageira que se cifra nuns apreciáveis 550 litros ou 1600 litros, quando os bancos de trás são obrigados a fazer a devida vénia! Mas isto, convínhamos, é tudo o que lhe temos para dizer do conceito familiar deste GLC!

Foto: Daimler

Com um motor biturbo, 3.0 litros a gasolina, pronto a disparar 357 Cv entre as 5500 e as 6000 rotações, a esmagar-lhe as costas com 520 Nm de binário logo às 2500 rotações e com uma fantástica melodia V6 que o faz interrogar constantemente para que serve o sistema áudio Burmester (extra de 804 €) ligado, só dá vontade de… deixar a família em casa!

Foto: Daimler

São 4,9 segundos para nos fazer içar os pêlos dos braços, ou, numa métrica mais clássica, os segundos dos 0-100 km/h. O sistema 4MATIC (tração integral) encarrega-se de consumir toda a motricidade deste panzer germânico, com reduzidíssimas perdas de tração, sobretudo, se ativarmos o modo “Sport +”, onde o “animal” põe todas as suas garras de fora. A facilidade com que se aproxima dos 250 km/h (velocidade máxima limitada eletronicamente) também é desconcertante, numa rápida sucessão de 9 passagens de caixa, teoricamente exageradas, na prática capazes de aproveitar cada cavalo de potência.

Foto: Daimler

Com a chegada das curvas, aparecem os primeiros sintomas de que, afinal não estamos ao volante de um super-desportivo, mas sim de “algo” com um centro de gravidade ligeiramente elevado e sem um peso-pluma (1845 kg), mesmo se a “transparência” e elevado tato transmitido pela direção tudo faz para o disfarçar. Honestamente, é preciso também dizer que as curvas sejam realmente encadeadas e com forte transição de massas para que este AMG nos recorde que os seus genes são, afinal, de SUV. Não que a suspensão adaptativa (sobretudo, na variante “Sport” e “Sport+”) não comporte o peso da carroçaria em esforço, mas a altura ao solo é o maior pecado do chassis e contra ele nada há a fazer. Mesmo com o sistema 4MATIC constante, a predominância é dada ao eixo traseiro no carregamento da potência, mas o ESP anula as excentricidades (à saída das curvas lentas até é demasiado interventivo), salvo se houver coragem e “unhas” para “navegar” sem “rede” isto é, por conta e risco, desligando o botão do “anjo da guarda” eletrónico.

Foto: Daimler

De uma maneira ou de outra, uma coisa é certa: o AMG GLC 43 pode fazer corar de vergonha muitos desportivos, até numa estrada de serra, pelo menos até os discos de travão acusarem fadiga mais rapidamente do que seria de esperar!

Foto: Daimler

Nessa altura, nada melhor que abrandar o ritmo e talvez abastecer pois é relativamente fácil e esvaziar um depósito, com consumos de 25 litros/100 km, que dificilmente descem dos 11 litros em ritmos mais convencionais. Essa é a melhor altura para contemplar, nas calmas, os pormenores do habitáculo, todo ele de raiz desportiva, onde, entre tantas outras coisas poderá “brincar” com o programa de Seleção Dinâmica (nos seus cinco modos – “Eco”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”) ou divertir-se com o acelerómetro, medindo as forças G a que fica sujeito e que aparecem no ecrã digital central. Do lado de fora, a estética também impressiona, com o GLC 43 a vestir-se ao melhor estilo de “lobo em pele de cordeiro”, com uma caracterização racing, mas suficientemente equilibrada na forma e no estilo (só as jantes de 20’’ assinadas pela AMG, apesar de bonitas, são facilmente confundíveis com as do Nissan Qashqai!). Está na hora de dizer: “Querida, afinal já quero um SUV!” e perguntar: “por acaso não tens aí 83.650 € aí à mão?”.

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FICHA TÉCNICA

MOTOR V6, INJ. DIRETA E BITURBO GASOLINA, 2996 CM3 POTÊNCIA MÁXIMA 357 CV/5500-6000 RPM BINÁRIO 520 NM/2500-4500 RPM TRANSMISSÃO TRAÇÃO INTEGRAL 4X4, CAIXA AUTOMÁTICA 9 VELOCIDADES PESO 1845 KG MALA 550 (1600) LITROS DEPÓSITO 66 LITROS VELOCIDADE MÁXIMA 250 KM/H (LIMITADA ELETRONICAMENTE) ACELERAÇÃO 0-100 KM/H 4,9 segundos CONSUMO MISTO ANUNCIADO 8.3 L/100 KM CONSUMO MÉDIO TESTE AUTOSPORT 11,2 L/100 KM PREÇO 83.650 €

 

 

 

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