Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Chinesa Geely compra Proton (dona da Lotus)

A chinesa Geely decidiu avançar com a compra da Proton à DRB-Hicom, antecipando-se assim ao Grupo PSA que também se encontrava na corrida para a aquisição da empresa sediada na Malásia.

A Geely Holding ficará com 49,9% da Proton por um montante não revelado e 51% da Lotus (que faz parte do portefólio da Proton). A Geely ficará assim responsável por 5 marcas automóveis: Geely, Lynk&Co, Volvo, Proton e Lotus.

O fabricante chinês está interessado em fazer da Proton – que tem duas fábricas na Malásia com capacidade para produzirem 400 mil veículos por ano – a base de produção da sua marca Lynk & Co. fora do território chinês. A marca Proton ficaria assim associada à gama de entrada do grupo.

Em relação à Lotus, o interesse prende-se sobretudo com as suas capacidades de engenharia e dos seus conhecimentos sobre veículos leves, mas de elevada performance.

Este anúncio surge pouco tempo depois de governo malaio ter concedido um empréstimo de 353 milhões de euros à Proton. O acordo final entre a Geely e a Proton deverá ser assinado em julho.

Recorde-se que a Renault (do Grupo PSA) e a Suzuki chegaram a expressar o seu interesse na aquisição da companhia da Malásia.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
O Natal da Meo rima com Apple TV