Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar Land Rover fecha ano fiscal com crescimento de 16%

A Jaguar Land Rover, o maior fabricante de automóveis do Reino Unido, divulgou os seus resultados do 4º trimestre que consolidam os grandes resultados do ano fiscal: as vendas atingiram o valor recorde de 604.009 unidades, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. 

A liderar as vendas encontra-se o Jaguar F-PACE, galardoado com os prémios ‘2017 World Car’ e ‘World Car Design of the Year 2017’, seguido pelo Land Rover Discovery Sport. As vendas interanuais aumentaram na China (32%), nos América do Norte (24%), no Reino Unido (16%) e na Europa (13%).

A faturação de todo o exercício ascendeu a 24,3 mil milhões de libras (27,9 mil milhões de euros), valor que traduz na perfeição o aumento das vendas. Os lucros antes de impostos situaram-se nos 1,6 mil milhões de libras (cerca de 1,84 mil milhões de euros), isto é, 53 milhões de libras (sensivelmente 60,9 milhões de euros) mais do que no exercício anterior, com um volume e um mix de vendas favorável, além de 151 milhões de libras (quase 173,4 milhões de euros) recuperados em 2016/17 (relacionados com a explosão no porto de Tianjin em 2015).

Estes lucros compensaram uma maior despesa em marketing, a depreciação, a amortização e outras despesas. Durante o exercício, o fluxo de caixa antes de financiamento foi positivo com 295 milhões de libras (mais de 338,7 milhões de euros) após um investimento total de 3,4 mil milhões de libras (3,9 mil milhões de euros).

A Jaguar Land Rover terminou o exercício com excelentes resultados obtidos durante o quarto trimestre, com uma faturação que atingiu os 7,3 mil milhões de libras (cerca de 8,4 milhões de euros), com lucros antes de impostos de 676 milhões de libras (quase 776,2 milhões de euros) e um EBIT de 654 milhões de libras (aproximadamente 750,9 milhões de euros), com 9% de margem de lucro.

Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover, refere: “Estes excelentes resultados provam o quão apelativos são os nossos produtos e como somos capazes de conseguir um crescimento sólido, rentável e sustentável. Continuamos a investir fortemente em novos modelos e na inovação, como é o caso do novo Land Rover Discovery, o próximo Range Rover Velar e o modelo elétrico Jaguar I-PACE. São exemplos que reforçam o compromisso com os nossos clientes e a aposta em oferecer-lhes novas tecnologias e experiências inovadoras e apelativas.”

Durante o exercício de 2016/17, a Jaguar Land Rover levou a cabo um investimento de mais de 3,4 mil milhões de libras (3,9 mil milhões de euros) em vários projetos, como foi o caso do investimento de mil milhões de libras (1,15 mil milhões de euros) para a construção de uma nova fábrica em Nitra (Eslováquia) e para o melhoramento das instalações do Reino Unido.

No exercício de 2017/18, a empresa pretende investir mais de 4 mil milhões de libras (quase 4,6 milhões de euros) na ampliação da carteira de produtos, tecnologias inovadoras, investigação e desenvolvimento, bem como no aumento da capacidade de produção.

Segundo Kenneth Gregor, Chief Financial Officer: “Continuamos firmes no nosso compromisso com os ambiciosos planos de desenvolvimento da empresa, apesar das variações sazonais da procura e dos desafios económicos globais. Continuamos concentrados em manter a nossa disciplina financeira e temos em mente futuros investimentos com cash-flow.”

“É um orgulho para a Jaguar Land Rover terminar o exercício com estes excelentes resultados, apesar das circunstâncias geopolíticas e da situação económica instável que se vive. Acreditamos que temos companhas de produtos bastante sólidas e cativantes, para além de uma estratégia apostada num crescimento rentável”, acrescenta o responsável finaceiro.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...