Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Stralis X-WAY: O novo camião ligeiro para missões todo-o-terreno

No passado dia 2 de Junho, a fábrica IVECO de Madrid acolheu a cerimónia de entrega da “Medalha de Ouro” do troféu “World Class Manufacturing”, contando com a presença de Sergio Marchionne, Presidente da CNH Industrial, Richard Tobin, Director Executivo (CEO) da CNH Industrial, e dos membros do Conselho de Administração da CNH Industrial.

Este evento constituiu a oportunidade ideal para a antecipação de um novo veículo que chegará aos mercados de toda a Europa em setembro: a IVECO está a preparar o lançamento do Stralis X-WAY, camião que eleva a fasquia em missões todo-o-terreno ligeiras graças à maior capacidade de carga do seu segmento, combinando os melhores argumentos em eficiência de combustível e tecnologias de segurança, com o chassis mais robusto da marca.

Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, declarou: “O Stralis X-WAY abre novos caminhos em missões que requerem necessidades muito específicas. Concebido para utilização em estrada e com mobilidade em todo-o-terreno, o nosso novo X-WAY combina a lendária robustez do chassis Trakker com as principais características do Stralis em termos de baixos consumos e segurança. Oferece todas os vantagens de performance e conforto dos nossos camiões de longo curso, como o mais recente XP, juntamente com a robustez do nosso modelo todo-o-terreno. Com o X-WAY, os nossos clientes poderão abordar, com toda a confiança, os terrenos mais difíceis que, por vezes, têm de percorrer para entregar materiais nos locais de construção. Elevada produtividade, segurança e excelentes valores de CTP em missões todo-o-terreno ligeiras: é com isto que os nossos clientes podem contar neste nosso novo camião.”

O Stralis X-WAY também constitui uma nova referência graças ao seu baixo peso em vazio. Combinada com a elevada robustez do chassis, esta característica confere-lhe a melhor capacidade de carga da sua categoria na versão Super Loader (SL) com chassis 8×4, com um peso em vazio de apenas 9 toneladas, o mais baixo de toda a indústria.

A ampla oferta de motores de alta eficiência, disponíveis em três níveis de cilindrada (9, 11 e 13 litros), é a garantia de que existe uma solução adequada a cada missão, sendo certo que todas oferecem baixos consumos e elevado rendimento. Os motores com tecnologia Hi-SCR, sem recirculação de gases de escape (EGR) ou função de regeneração com o veículo parado, reduz drasticamente as emissões e aumenta a poupança de combustível, ao mesmo tempo que reduz os custos de manutenção. Trata-se de um modelo especialmente vocacionado para missões profissionais e relacionadas com logística de construção, que muitas vezes ocorrem em ambientes urbanos, nos quais os sistemas EGR são mais penalizados em termos de emissão de partículas. A inexistência de sistemas EGR, que geralmente reduzem a densidade da potência, traz também benefícios em termos da capacidade de carga, ao tornar o veículo mais leve.

As tecnologias avançadas, os intervalos de manutenção mais espaçados e a durabilidade do Stralis X-WAY na estrada garantem numa enorme poupança em manutenção e reparações. A utilização de travões de disco também contribui para a redução de custos devido ao menor desgaste. Juntamente com consumos excepcionalmente baixos, tudo isto representa um excelente valor de Custo Total de Propriedade (TCO). As tecnologias de redução de consumo de combustível incluem os sistemas mais avançados, como HI-CRUISE e SMART Auxiliaries, permitindo uma redução de 11,2% no consumo em estrada do Stralis XP, valor certificado pela TÜV SÜD, uma das principais organizações mundiais na análise de dados técnicos.

A abordagem modular, orientada para cada missão, do Stralis X-WAY garante a máxima flexibilidade de personalização, de forma a satisfazer uma grande variedade de aplicações. Oferece a possibilidade de escolher entre versões articuladas e rígidas, com diferentes tipos de eixos, suspensões, configurações do veículo, motores e transmissões. Estão também disponíveis um sistema de tracção hidroestática Hi-Traction, uma ampla gama de PTO (Power Take-Off) de motores e caixas de velocidade e diversas homologações para estrada e fora-de-estrada. A grande oferta de características e componentes, a rigidez estrutural e o baixo peso em vazio resultam num veículo que pode ser configurado para um ampla variedade de missões.

O Stralis X-WAY propõe diversos tipos de cabina: curta AD (Active Day) com tecto baixo, de dormir AT (Active Time) com opção de tecto baixo, e, oferecendo o maior conforto, a cabina de dormir AS (Active Space), que foi concebida em função das necessidades dos condutores do Novo Stralis XP em missões de longo curso. Os condutores desfrutam do melhor conforto e da maior segurança tanto nas longas deslocações em estrada como nos curtos trajetos fora-de-estrada, aquando da entrega ou recolha de materiais nos locais de construção.

O veículo é produzido na fábrica IVECO de Madrid, a principal estrutura industrial do CNH Industrial Group a obter a Medalha de Ouro do programa “World Class Manufacturing” (WCM), um dos mais elevados padrões para a gestão integrada de fábricas e processos de produção.

O Stralis X-WAY estará disponível na Rede de Concessionários IVECO de toda a Europa a partir de Setembro de 2017. O lançamento internacional ao público terá lugar no âmbito da 14ª edição do SOLUTRANS, salão de soluções de transporte urbano e de estrada, que decorrerá entre 21 e 25 de Novembro em Lyon (Euroexpo). O Stralis X-WAY vai concorrer ao prestigiado Troféu “International Truck of the Year 2018”.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...