Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault-Nissan com planos para construir fábrica de baterias

A aliança Renault-Nissan tem planos para construir uma fábrica de armazenamento de energia com capacidade para 100 megawatts na Europa, de acordo com fontes citadas pela Reuters. O objetivo passará por fabricar baterias para automóveis e reutilizar as usadas para uso doméstico.

 

Caso os planos avancem, as instalações serão grandes o suficiente para alimentar energeticamente 120 mil casas, ou substituir o gás e o carvão como fontes de energia em ‘picos’ de consumo – o que, recorde-se, não é possível com a energia solar ou eólica.

Para já, apenas Alemanha e Holanda estão a ser equacionados como países onde se poderá construir a futura fábrica Renault-Nissan. Recorde-se que a Nissan já criou um sistema de armazenamento de energia de reserva para a Arena de Amesterdão, que abriga o clube de futebol Ajax.

A aliança encontra-se atualmente a colaborar com a especialista em armazenamento de energia The Mobility House: “Estamos a trabalhar com a The Mobility House em vários programas, incluindo um grande projeto de armazenamento de energia que ainda está em fase de estudo”, afirmou a porta-voz da Renault, Celine Farissier, escusando-se a dar mais detalhes.

Os fabricantes de veículos elétricos poderão beneficiar com a criação de um mercado para baterias usadas de iões de lítio – diminuição de custos na produção de elétricos e, em última instância, financiamento extra.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...