Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Range Rover Evoque com novos motores Ingenium

A Land Rover anunciou dois novos motores Ingenium a gasolina para o seu SUV compacto Range Rover Evoque, em complemento a uma versão diesel Ingenium de 240 CV, para maximizar a atração dos dois modelos mais vendidos da marca.

Motores Ingenium a gasolina de quatro cilindros

As versões 18MY do Range Rover Evoque irão integrar os novos motores Ingenium 2.0 a gasolina de quatro cilindros da Jaguar Land Rover que disponibilizam uma performance eficiente e requintada. É a primeira vez que a nova família de motores Ingenium a gasolina da Jaguar Land Rover é integralmente disponibilizada em veículos Land Rover.

Os novos motores reforçam o compromisso a longo prazo de redução das emissões e consumos dos veículos em toda a gama através da introdução de motores mais eficientes. O novo motor Ingenium a gasolina de quatro cilindros é o ponto central da estratégia de emissões reduzidas da Jaguar Land Rover e é produzido no galardoado Engine Manufacturing Centre da companhia em Wolverhampton, um centro especializado que representou um investimento de 1.000 milhões de libras. Concebidos, desenvolvidos e produzidos no Reino Unido, são os motores mais avançados de sempre da Jaguar Land Rover.

Os motores incorporam tecnologias inovadoras para disponibilizar uma performance, eficiência e requinte excecionais, cumprindo, simultaneamente, as mais exigentes normas internacionais de emissões.

Evoque em detalhe

O Range Rover Evoque dominou o segmento dos SUV exclusivos desde o seu lançamento em 2011 e acaba de superar o marco de produção de 600.000 unidades. Este modelo conjuga o luxo e o requinte Range Rover com dimensões compactas e encontra-se disponível em três estilos de carroçaria: Coupé, Cinco-portas e Convertible.
O motor Ingenium a gasolina de 240 CV pode ser combinado com todos os tipos de carroçaria existentes e é 15 % mais eficiente que o motor GTDi anterior. O requinte esperado de qualquer Range Rover encontra-se patente graças às tecnologias de baixa fricção aplicadas no novo motor e proporciona também benefícios práticos como emissões de CO2 de 165 g/km e um consumo de combustível de 7,3 litros / 100 km.

O motor Ingenium a gasolina de 290 CV permite ao Evoque acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 231 km/h.

Por outro lado, o Evoque irá continuar disponível com motor diesel eCapability de tração dianteira e 150 CV, com emissões de CO2 de 109 g/km (em ciclo combinado) e um consumo de 4,2 litros / 100 km.

Motor Cilindrada Potência CV Binário (Nm) CO2 (g/km)*                 **
Gasolina Ingenium: Si4 240 2.0 240 340 165
Gasolina Ingenium: Si4 290 2.0 290 400 173
Diesel Ingenium: Td4 150 2.0 150 380 129/134
Diesel Ingenium: Sd4 180 2.0 180 430 129/134
Diesel Ingenium: Sd4 240 2.0 240 500 153

* Nos modelos Coupé ou Cinco-portas (conforme aplicável) com tração às quatro rodas e caixa automática
** Sujeito a homologação global

Os clientes que optem pelo motor Ingenium a gasolina de maior potência poderão integrar o pacote de design exterior Dynamic, que inclui para-choques dianteiros e traseiros de maiores dimensões, bem como acabamentos em Gloss Black na grelha dianteira, grelhas laterais e nas jantes em liga leve de 20 polegadas e 5 raios duplos.

A paleta de cores foi atualizada para tornar as opções mais claras para o cliente. A paleta de cores é composta pelas cores base Fuji White e Narvik Black, às quais se somam a lista de cores Metalizadas: Yulong White, Indus Silver, Corris Grey e Santorini Black, Loire Blue, Firenze Red e Kaikoura Stone e as Premium, que completam a gama, denominadas Silicon Silver e Carpathian Grey. A cor Phoenix Orange passa a ser exclusiva da carroçaria Convertible.

Para realçar o espírito desportivo do Evoque, podem ser encomendados os novos bancos desportivos perfurados com as características inserções estriadas horizontais.

Em resposta à grande procura do veículo mais personalizável da gama, o Range Rover Evoque Convertible 18MY disponibiliza agora a opção de um interior em Lunar/Ivory (nos modelos SE Dynamic), em complemento ao interior em Ebony.

Discovery Sport em detalhe

Atualmente, o Discovery Sport é o veículo mais vendido da Land Rover, com mais de 200.000 unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento em 2014. Este SUV Premium, tão versátil como compacto, é uma amostra clara da incrível capacidade e funcionalidade da Land Rover e disponibiliza aos clientes prestações todo o terreno inigualáveis, flexibilidade para transportar até sete ocupantes e um interior Premium.

O novo motor Ingenium Bi-Turbodiesel disponibiliza a combinação perfeita entre potência e consumo. Permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos graças aos seus 240 CV e 500 Nm, mas disponibiliza também um consumo de 6,4 litros / 100 km e emissões de CO2 de 169 g/km em ciclo combinado europeu.

Os clientes que procurem consumos ainda mais reduzidos podem selecionar o motor Ingenium diesel de 150 CV com caixa manual (na versão 2WD), que disponibiliza emissões de CO2 de apenas 123 g/km no ciclo combinado europeu. No Reino Unido e no resto da Europa estas versões incorporam o nome eCapability e podem ser identificadas pelo seu logótipo azul “Sport”.

Motor Cilindrada Potência CV Binário (Nm) CO2 (g/km)*    **
Diesel Ingenium: Td4 150 2.0 150 380 139
Diesel Ingenium: Sd4 180 2.0 180 430 139
Diesel Ingenium: Sd4 240 2.0 240 500 169

* Os valores de emissões de CO2 referem-se às versões de Cinco-portas e 5+2 lugares com tração às quatro rodas e caixa automática
** Sujeito a homologação global

O pacote de design exterior Dynamic é composto por um para-choques dianteiro com entradas de ar de maiores dimensões para melhorar a refrigeração do motor e proporcionar um design mais desportivo. O design é completado com a grelha dianteira e as grelhas laterais em Gloss Black, e com jantes em liga leve “Style 511” de 20 polegadas e 5 raios duplos.

Maior personalização

A paleta de cores do Discovery Sport agora inclui 12 opções: as cores base Fuji White e Narvik Black; as Metalizadas, Indus Silver, Scotia Grey, Corris Grey, Santorini Black, Firenze Red, Yulong White e Byron Blue; e as Metalizadas Premium, denominadas Namib Orange, Carpathian Grey e Silicon Silver.

Os clientes podem personalizar adicionalmente o seu veículo com o tejadilho contrastante opcional disponível em Corris Grey e Narvik Black.

No interior é introduzido um novo tom Vintage Tan, muito similar ao do novo Discovery.

Foram realizadas alterações na composição do enchimento dos bancos, para que todos os ocupantes possam desfrutar de conforto superior. Todos os bancos com ajuste elétrico foram melhorados para incorporar a função de 4 ajustes de apoio lombar (anteriormente dispunham apenas de dois ajustes) e assegurar que as viagens longas se realizem com o máximo conforto, com uma configuração de 12 ajustes disponível como opção.

Nova geração de motores Diesel

O motor Ingenium Diesel de quatro cilindros da Jaguar Land Rover é limpo e requintado, além de disponibilizar níveis elevados de binário desde regimes baixos para proporcionar uma resposta excelente e aceleração superior, conforme as solicitações do condutor. O requinte é assegurado pelo cárter rígido reforçado, pelos veios de equilíbrio duplos e pelos novos apoios de motor hidráulicos, que minimizam e filtram, respetivamente, as vibrações.

O sofisticado sistema de Recirculação de Gases de Escape (EGR) incorpora um circuito de baixa pressão refrigerado em complemento ao circuito de alta pressão para reduzir as perdas de bombagem e melhorar assim a eficiência. Em complemento, diminui os picos de temperatura de combustão, minimizando a formação de NOx nos cilindros.

O sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) reduz as emissões de NOx do sistema de escape. Injeta líquido AdBlue nos gases de escape para que reaja com o NOx e o transforme em inofensivos azoto e água, assegurando que todos os motores Ingenium Diesel cumprem os rigorosos limites de emissões da norma Euro6.

Se os clientes exigem uma performance superior sem sacrificar a eficiência, a opção perfeita é o Sd4, o motor diesel Ingenium mais potente. Com 177 kW (240 CV) e um binário excecional de 500 Nm desde apenas 1.500 rpm, este motor inclui um sistema Common Rail de 2.200 bar e dois turbo compressores, uma estreia para a Jaguar Land Rover, dado que é a primeira vez que introduz nos seus veículos um sistema de sobrealimentação turbo sequencial em série.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...