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As 12 ajudas à condução do novo Citroën C3 Aircross

Na linha do Citroën Advanced Comfort, a conceção do novo SUV Compacto Citroën C3 Aircross foi também projetada para simplificar a utilização. Nele destacam-se as tecnologias intuitivas que asseguram toda a serenidade e segurança ao volante, graças a uma gama completa de tecnologias de ajuda à condução e de segurança, que contribuem para tornar cada viagem mais fácil e segura.

1 – Acesso e arranque mãos livres

Permite fechar, abrir e ligar o veículo, mantendo a chave consigo. O carro reconhece o condutor quando este se aproxima dele.

2 – Head-up display a cores

Para que o condutor conte com informações úteis à condução no seu campo de visão. Projetados a cores numa lâmina escamoteável, os dados (velocidade, conselhos de condução e limitador de velocidade, etc) são acessíveis a qualquer altura, sem ter de desviar os olhos da estrada.

3 – Câmara de visão traseira e Top Rear Vision

Para uma visão ampla e manobras facilitadas. Com a engrenagem da marcha-atrás, a câmara permite ver no tablet touchscreen de 7″ a envolvente na traseira do veículo, assinalada com marcadores de cor com base na proximidade de obstáculos, bem como uma imagem restaurada do ambiente traseiro a 180 °.

4 – Park Assist

Para tornar mais fácil e segura a manobra de estacionamento. Trata-se de um sistema ativo de ajuda ao estacionamento, em paralelo ou em espinha. A pedido do condutor, o sistema permite a deteção automática de um lugar, pilotando depois a viatura para o seu estacionamento em segurança. Basta engrenar a marcha-atrás, acelerar e travar.

5 – Travagem automática de urgência Active Safety Brake

Com alerta sonoro e visual, para reduzir os riscos de colisão que surjam de frente, travando pelo condutor. A câmara multifunções localizada na parte superior do para-brisas deteta os obstáculos, por exemplo, um veículo que siga na mesma direção ou que esteja parado. A partir dos 5 km/h até aos 85 km/h, o sensor aciona automaticamente a travagem quando se deteta um risco de colisão. A velocidade do veículo não pode exceder os 80 km/h quando é detetado um veículo parado e os 60 km/h quando se trata de um peão.

6 – Alerta de transposição involuntária da faixa

Para combater a sonolência ou um simples momento de desatenção à condução a mais de 60 km/h. O sistema deteta a transposição involuntária de uma linha de marcação contínua ou descontínua sem que o condutor tenha ativado o sinal de mudança de direção, alertando-o com um aviso sonoro e outro visual no cluster da instrumentação.

7 – Sistema de vigilância de ângulo morto

Apresentação de um pictograma nos retrovisores exteriores da presença de um veículo nos chamados ângulos mortos.

8 – Reconhecimento dos painéis de velocidade e recomendação

Transmitindo essas informações ao condutor através do cluster de instrumentação e registar esta velocidade como a limite no controlador/limitador de velocidade.

9 – Comutação automática dos máximos

Para uma condução noturna mais segura pela comutação automática das luzes de máximos para médios, baseada nas condições de tráfego e de iluminação circundantes;

10 – Alerta de Atenção do Condutor

Para monitorizar o comportamento do condutor através da câmara multifunções, localizada na parte superior do para-brisas, e alertar na eventualidade de uma diminuição da vigilância. Este sistema avalia o estado de alerta do condutor através da identificação de desvios nas trajetórias, em comparação com as marcações na estrada. Esta função é ideal em vias rápidas a mais de 65 km/h.

11 – Coffee Break Alert

Para avisar o condutor de que é altura de fazer uma pausa, após duas horas de condução a velocidades superiores de 70km/h.

12 – Grip Control com Hill Assist Descent

Para gestão da motricidade e velocidade em todos os tipos de pisos, mesmo com fortes inclinações.

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