Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

UE multa fabricantes de iluminação em 27 milhões de euros

A União Europeia multou, esta quarta-feira, dia 21 de junho, as empresas Automotive Lighting e Hella, fabricantes de iluminação para automóveis, em 27 milhões de euros por operar um cartel com a empresa Valeo, que escapou a uma sanção financeira.

“A Comissão sancionou outro cartel no sector automóvel. Três produtores de iluminação prejudicaram os fabricantes de carros e veículos comerciais ao agirem em conluio, em vez de competir uns contra os outros”, afirmou, em comunicado, a comissionária para a concorrência, Margrethe Vestager.

As três empresas, que produzem faróis ou luzes diurnas, discutiram propostas de cotações, estratégias de negociação e trocaram informações sobre o estado das negociações com os clientes em relação ao aumento dos preços, declarou a Comissão.

A empresa Valeo revelou a existência do cartel e ficou isento da multa de mais de 30,5 milhões de euros. Por sua vez, a Automotive Lighting vai ter de desembolsar 16,3 milhões de euros, enquanto a Hella terá de pagar 10,4 milhões de euros.

Esta Comissão já aplicou, anteriormente, sanções monetárias a cartéis no setor de produção de ar-condicionado para automóveis, bem como a produtores de sistemas de refrigeração dos motores e recicladores de baterias, tendo ainda multado fabricantes de camiões num total de 2,9 mil milhões de euros.

 

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...