Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

A PSA promete para 2020 condução autónoma de nível 3

O programa de condução autónoma da PSA vai arrancar com o início da comercialização do DS7 Crossback (foto), que será o primeiro modelo do grupo a oferecer um sistema de condução semiautónomo de nível 2, que será depois também integrado no Citroen C5 Aircross.

Foto: PSA

Batizado como “Hands off”, o sistema de nível 2 já garante uma automatização parcial de certas funções, como a manutenção automática na faixa de rodagem ou a travagem de emergência anticolisão frontal, mas ainda sob a vigilância atenta do condutor.

No caso do DS7 Crossoback, o sistema de nova geração permite também o estacionamento e outras funções já sem a intervenção do condutor.

O sistema de nível 3, batizado como “Eyes off” será lançado em 2020 e acrescentará novas funções completamente automatizadas, como a o arranque as travagens nas filas de trânsito, a condução autónoma em auto-estrada ou as ultrapassagens automáticas. O sistema está a ser testado numa frota experimental de Citroen C4 Picasso e Peugeot 3008 GT.

O nível 4, conhecido como Mind of, chegará em 2025 e dispensará já qualquer intervenção do condutor, enquanto o nível 5 Driverless garantirá 100% de condução autónoma, numa espécie de carro-.robot que poden até dispensar a presença do condutor. Só deverá estar operacional, segundo a PSA, a partir de 2030.

 

 

 

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...