Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volvo e Autoliv estreitam relação com Nvidia

O Grupo Volvo Car, o fornecedor de segurança sueco Autoliv e a empresa de software Zenuity estão a estreitar ligações com a multinacional de tecnologia Nvidia para desenvolver sistemas avançados para o setor de autonomia automóvel.

A Volvo irá utilizar o processador Drive PX da Nvidia de modo a atingir o seu objetivo de produzir um veículo autónomo capaz de circular na estrada em 2021, numa altura em que é estimado, segundo a IHS Markit, que a indústria automóvel estará disponível para gastar 18 a 27 mil milhões de euros na tecnologia de condução autónoma nos próximos 5 anos.

“Esta cooperação com a Nvidia coloca a Volvo, a Autoliv e a Zenuity na vanguarda do mercado emergente da nova geração de automóveis autónomos e irá acelerar o desenvolvimento destes veículos e a sua comercialização”, afirmou o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, na passada semana.

Os parceiros irão desenvolver sistemas de inteligência artificial que façam o reconhecimento de objetos no seu ambiente, que antecipem potenciais ameaças e façam uma viagem segura. A chave desta aliança será combinar a plataforma computorizada de inteligência artificial da Nvidia com o software avançado desenvolvido pela Volvo, Autoliv e Zenuity.

“É um progresso natural”, declarou o diretor da Nvidia, Danny Shapiro, acrescentando que a Volvo tem trabalhado no hardware da Nvidia para desenvolver a sua própria tecnologia de condução autónoma e que toda a preparação deste sistema para estar em produção em 2021 será “uma migração fácil”.

Por sua vez, Jan Carlson, o CEO da Autoliv, disse: “Com a Nvidia, passamos a ter acesso total à plataforma computorizada AI de condução autónoma. A Autoliv, a Volvo Cars e a Nvidia partilham da mesma visão sobre a condução autónoma segura”.

A Zenuity irá fornecer à Volvo o software de condução autónoma, ao mesmo tempo que a Autoliv irá vender este mesmo software a outros fabricantes automóveis através da sua rede de distribuição com a ajuda dos seus departamentos de vendas e marketing.

De relembrar que estas parcerias estão a acontecer um pouco por todo o lado, com a BMW, por exemplo, a colaborar com a Intel, a Mobileye, a Delphi e a Continental para produzir o crossover elétrico iNext e trazê-lo para o mercado também em 2021.

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...