Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Alemanha cria novo organismo para supervisionar testes de emissões

A Alemanha vai criar um novo organismo para testar as emissões dos veículos automóveis, numa tentativa de restabelecer a confiança dos consumidores nestes testes, depois dos problemas revelados, no final de 2015, com os resultados dos motores diesel do Grupo VW, reporta a agência Reuters, citando o ministro alemão dos Transportes.

DR

O novo organismo envolverá associações de consumidores, governos locais, grupos de ambientalistas, fabricantes de automóveis e representantes do governo, para tonar os testes mais fiáveis e transparentes. A KBA, autoridade da indústria automóvel com reporte direto ao ministro dos Transportes, manterá a responsabilidade pela homologação dos novos veículos.

O novo organismo terá capacidade para testar até 70 novos modelos de automóveis por ano, em condições reais de rodagem em estrada e não em laboratório, como acontece atualmente, e qwue não levam em conta aspetos como o ar condicionado, o rádio, o estilo de condução ou as condições meteorológicas, que alteram os consumos e as emissões. Os resultados serão depois divulgados publicamente, para permitir aos compradores de automóveis fazerem as melhores comparações.

A criação deste novo organismo é uma jogada de antecipação do governo alemã às anunciadas intenções da Comissão Europeia criar uma autoridade transnacional de supervisão para os testes, com capacidade para aplicar multas aos fabricantes de modelos com falhas.

A Comissão entende que manter os testes a um nível nacional pode levantar dúvidas sobre a independência dos resultados, dado o poder de lobby do sector em alguns países, como a Alemanha, onde a indústria automóvel tem grande peso na economia.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...