Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Panasonic aposta em painéis solares nos automóveis

A empresa de eletrónica Panasonic já deu início à produção de uma série de painéis solares de 180 watts que podem ser instalados no teto de um veículo, com o novo Toyota Prius PHEV a estrear os mesmos.

Com alguns fabricantes a adaptar a tecnologia de células solares a tudo, desde telhados de casas a tendas ou mesmo mochilas, os automóveis representam um novo mercado potencialmente lucrativo.

“Os telhados dos veículos têm o potencial de se tornar num novo mercado para os painéis solares”, argumenta o diretor geral da Panasonic, Shingo Okamoto, acrescentando que a empresa fez “história na indústria automóvel e na indústria de energia solar ao produzir estes painéis para veículos pela primeira vez em todo o mundo”.

Em dezembro passado, a Panasonic juntou-se à Tesla de modo a construir painéis solares numa fábrica especializada em Buffalo, Nova Iorque, EUA, sendo que a empresa japonesa iria custear o processo de manufatura e a SolarCity iria investir perto de 4,5 mil milhões de euros ao longo de 10 anos nas novas instalações.

Para os mais cépticos em relação ao apelo da energia solar basta analisar as vendas da Toyota no Japão, onde o fabricante, só no mês de abril, vendeu 1350 unidades do Prius PHEV, equipado com painéis solares, representando 9% das vendas totais de todos os modelos Prius, como anunciou a Autonews.

Este modelo do Prius é o primeiro a ser produzido em massa com painéis solares integrados que enviam a energia captada diretamente para a bateria do automóvel. De salientar que, devido às variações sazonais na energia solar, a distância percorrida, em média, graças a um único carregamento vai de 2,9 a 6,1 kms, o que significa que “é possível perfazer quase 10% dos quilómetros anuais recorrendo ao carregamento ao sol, até com a viatura parada”, reforçou Okamoto durante uma entrevista em Tóquio.

 

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...