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Conheça o novo i30N, o compacto desportivo da Hyundai

O novo Hyundai i30 N, o primeiro modelo de alta performance da família N da marca coreana, tem um motor turbo de quatro cilindros 2.0 T-GDi e entrega até 275 CV e 353 Nm de binário máximo. Chega no final do ano.

 

Exteriormente, o i30 N distingue-se dos restantes elementos da família i30, pelo friso vermelho no spoiler dianteiro e logo N na grelha , pelos agressivos pára-choques dianteiros e traseiros e pelo asa traseira.

As entradas de ar em ambos os lados do pára-choques dianteiro melhoram o arrefecimento dos travões e a aerodinâmica, com as luzes de condução diurna em LED posicionadas em cima. Por trás da grelha existem cortinas de ar adicionais que oferecem maior performance ao aumentar a circulação de ar, diminuir a turbulência nas cavas das rodas, e arrefecer o motor mais eficientemente. O divisor frontal e o spoiler traseiro geram o downfore, agarrando o i30 à estrada, e um excelente equilíbrio aerodinâmico.

Foto: Hyundai

Na dianteira, o i30 N também mantém a sua aparência desportiva e agressiva, através da moldura preta dos faróis. Na traseira, a terceira luz de travão triangular, incorporada no novo spoiler traseiro, e a dupla ponteira de escape sublinham o aspeto apelativo deste hatchback desportivo.

As embaladeiras laterais aumentam o carácter desportivo da carroçaria rebaixada e estão pintadas a preto, enquanto os retrovisores laterais estão pintados em preto brilhante.

Foto: Hyundai

As jantes standard de 18 polegadas podem ser substituídas por umas exclusivas, de 19 polegadas, com o com o logo N. Esta assinatura N pode ainda ser encontrada nas pinças dos travões, vermelhas e marcantes, e também na grelha dianteira. Comparado com a versão de 5 portas do i30 normal, o i30 N fica 4mm mais baixo com as jantes de 18 polegadas e 8mm mais baixo com as jantes de 19.

O i30 N é fornecido com a cor exclusive Performance Blue, lançada aquando da sua participação da Hyundai no campeonato mundial de ralis, em 2014 e que passou a representar a marca N.

Adicionalmente, os clientes poderão escolher entre outras seis cores exteriores: Clean Slate, Polar White, Micron Grey, Phantom Black e Engine Red.

Interior Sport

No interior, os materiais de elevada qualidade no interior e os apontamentos em metal escuro sublinham o carácter elegante do i30 N e a sua afiliação com o desporto motorizado.

No lado esquerdo do volante exclusivo com pespontos azuis e logo N, os condutores podem escolher três modos de condução standard: Normal, Sport e Eco. No lado direito, o condutor tem acesso direto ao botão N axadrezado para aceder ao modo N, ou ao modo N Custom, cujas características são definidas pelo condutor e estão visíveis no ecrã de navegação. Para ter maior controlo sobre o motor e a transmissão, os condutores poderão ativar sistema de controlo Rev matching, ao pressionar o botão específico rev posicionado logo acima do botão N.

A alavanca de velocidades também foi fabricada com uma faixa em azul, a cor que serve de assinatura aos modelos N. No topo, a maçaneta em forma de bola integra o logo N.

O novo painel de instrumentos com ecrã tátil de 8 polegadas, integra um medidor de força G para que o condutor possa acompanhar a performance ao momento.  Um indicador de mudança de velocidade posicionado ao centro do painel indica quando mudar de velocidade para otimizar a performance de condução em pista. A zona vermelha do conta rotações variável em LED muda consoante a performance de condução e varia de acordo com a temperatura do óleo do motor. Tanto o conta rotações como o velocímetro foram distintamente concebidos para a marca N, e estão rodeados por uma linha azul.

O i30 N apresenta bancos desportivos de alta performance especialmente concebidos e com um forte apoio lombar. Os clientes podem escolher de uma combinação de camurça e pele ou tecido. Ambas as versões apresentam o logo N estampado no suporte das costas.

Condução configurável a gosto

O condutor pode escolher cinco modos de condução: Eco, Normal, Sport, N e N Custom, estes modos podem ser selecionados usando os dois botões no volante. Os diferentes modos de condução alteram o comportamento da viatura, ajustam os mapeamentos de motor, a suspensão, o controlo eletrónico de estabilidade, o diferencial eletrónico autoblocante (E-LSD), o som do motor, a direção e o Rev matching.

No modo N Custom o condutor pode selecionar as definições dos modos Eco, Normal, Sport e Sport+ de acordo a sua preferência e condições de estrada.

Os modos de condução podem ser visualizados no ecrã tátil de 5 polegadas ou no opcional de 8 polegadas com navegação, apresentando a informação em cv, binário, turbo boost e ainda contador de voltas e aceleração.

O i30 N é compatível tanto o Apple CarPlay como o Android Auto, que permitem ao utilizador conectar os seus smartphones para poderem controlar as funções de música, telefone e navegação no ecrã. Hyundai oferece ainda carregador wireless de telemóvel (Qi standard) e subscrição de sete anos para os LIVE Services, com informação atualizada em tempo real sobre o estado do tempo, trânsito, radares e pontos de interesse.

Da competição para a estrada

O i30 N integra tecnologias de alta performance, que podem ser selecionadas individualmente pelo condutor consoante a utilização, algumas delas importadas diretamente dos modelos de competição da marca.

A direção assistida elétrica de última geração proporciona estabilidade a altas velocidades e resposta imediata a baixas velocidades.

O sistema de arranque assistido do controla o binário do motor em aceleração. O sistema é mais eficaz no modo de condução N. Com o controlo eletrónico de estabilidade desligado e a embraiagem desengatada, a primeira velocidade pode ser engrenada ao libertar o pedal de embraiagem, num intervalo de apenas 5 segundos depois de acelerar a fundo.

O Rev matching é um sistema que ajusta automaticamente as rotações do motor quando o condutor reduz de uma mudança mais alta para uma mais baixa. Dependendo do modo de condução este sistema permite reduções mais suaves ou de maneira mais desportiva. O botão do Rev Matching é facilmente acionado e está disposto no lado direito do volante.

O controlo de suspensão eletrónico gera a força de amortecimento, a estabilidade e manobrabilidade, ajustando a performance do veículo. O uso de uma válvula de controlo garante uma regulação imediata e precisa da força de amortecimento, o que permite ao condutor regular a rigidez da suspensão com o toque de um botão.  O controlo lletrónico de estabilidade aumenta a estabilidade do veículo em curva. Este sistema pode ser completamente desligado para uma melhor sensação em pista.

A forte capacidade de curva do i30 é garantida por vários equipamentos de performance, nomeadamente o diferencial eletrónico autoblocante. Este equipamento permite que as rodas de tração girem a velocidades diferentes através da distribuição de binário, dependendo da transferência de carga da roda interior para a exterior. A derrapagem é reduzida para um nível específico e a subviragem é minimizada. O diferencial eletrónico autoblocante (E-LSD) aumenta a velocidade máxima em curva, o que proporciona uma condução mais divertida porque permite carregar no acelerador mais cedo.

Foto: Hyundai

Para aumentar a sensação de alta performance o i30 N usa um gerador eletrónico de som no habitáculo, na base do pára-brisas, para produzir um som de motor mais intenso aumentando a sensação desportiva de acordo com a disposição do condutor.

O condutor pode gerir ativamente a válvula de escape controlando o som emitido de acordo com o modo de condução. O som varia com a abertura da válvula. O sistema de dupla ponteira de escape tem várias configurações permitindo aumentar o som desde um nível normal até um nível de elevada potência.

Standard ou Performance Pack

O i30 N é alimentado por um motor turbo de 2.0 litro disponível em dois níveis de potência: o motor do Pack Standard entrega 250 CV, enquanto a potência máxima do Pack Performance é de 275 CV. Ambos têm um binário máximo de 353Nm e atingem a velocidade máxima de 250 km/h. A versão de 250 cv acelera até aos 100 km/h em 6,4 segundos, enquanto a versão de 275 cv tira 0,3 segundos a este tempo.

O motor oferece resposta direta com desenvolvimento de energia linear através da resposta imediata do turbocompressor. A potência é transferida de forma independente para o conjunto da transmissão, para que possa estar sempre pronto para mudar para a próxima velocidade sem qualquer interrupção de binário.

Foto: Hyundai

O i30 N com o Pack Performance vem exclusivamente com pneus Hyundai N Pireli P-Zero de alta performance de 19 polegadas, pinças de travões vermelhas e discos de travões maiores (18 polegadas à frente, 17 polegadas atrás). O diferencial eletrónico autoblocante (E-LSD) e o sistema de escape com válvula variável são adicionais incluídos no Pack Performance para permitir uma experiência emocionante em pista de corrida.

O i30 N está também equipado com sistemas de segurança ativa e conectividade de última geração, como a travagem de emergência anti colisão frontal, o detetor de cansaço do condutor, o sistema de manutenção automática na faixa de rodagem, o leitor de sinais de trânsito com informação sobre limites de velocidade ou o sistema inteligente de luzes de máximos e médios.

FICHA TÉCNICA (PP-Pack Performance)

Dimensões (mm) Comprimento: 4335  / Largura: 1795  / Altura: 1,45 (pneu 18”) ou 1,447mm (pneu 19”) /Distância entre eixos: 2650mm

Peso 1950 Kg.

Motor 2.0T-GDI, 4 cilindros em linha, 1998 cn3, gasolina turbo

Potência máxima 250cv/6000 rpm ou 275 cv/6000 rpm (PP)

Binário máximo 353 Nm/1450-4000 rpm ou 353 Nm/1450-4700 rpm (PP)

Caixa Manual, 6 velocidades

Tração Dianteira

Suspensão dianteira Tipo McPherson

Suspensão traseira Multi-Link

Travões dianteiros Disco, 17 ou 18 polegadas (PP)

Travões traseiros Disco, 16 ou 17 polegadas (PP)

Pneus 225/40R18 ou 235/35R19 (PP)

Jantes 18 ou 19 polegadas (PP)

Velocidade máxima 250 Km/h

Aceleração 0-100 km/h 6.4 ou 6,1 segundos (PP)

 

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