Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tudo o que já sabemos sobre o novo VW T-Roc

Foto: VW

O novo VW T-Roc chega ao mercado em novembro, com um preço base na casa dos 20 mil euros na Alemanha. Em Portugal, devido à carga fiscal, os preços deverão ser um pouco superiores.

Foto: VW

Com 4234 milímetros de comprimento, o T-Roc é o segundo SUV compacto da Volkswagen, posicionado abaixo do Tiguan, que é 252 mm mais comprido. Tem dimensões semelhantes ao do Audi Q2, com o qual partilha a mesma plataforma MQB A1 e uma grande parte dos componentes mecânicos. Na estrutura de gama da VW, é um gémeo SUV do Golf.

Foto: VW

O T-Roc terá versões de trações dianteira e integral e partilhará motores e transmissões do atual Golf, bem como as avançadas tecnologias de ajudas à condução, como a travagem de emergência anticolisão frontal com detetor de peões, o sistema de arranque e travagem automática em engarrafamentos urbanos, o cruise control adaptativo, o sistema de manutenção na faixa de rodagem, entre outros, dispondo assim de funcionalidades de condução autónoma de nível 2. Há três níveis de equipamento: Base, Style e Sport.

Foto: VW

A gama de motorizações é semelhante à do Golf, com três opções gasolina, incluindo o 3 cilindros 1.0 TSI e o novo 4 cilindros 1.5 TSI, e igual número de alternativas turbodiesel, em ambos os casos declinados em potências de 115 cv, 150 cv e 190 cv, que podem ser associados a uma caixa manual ou à automática DSG de 7 velocidades.

No interior, destaque para as inserções na cor da carroçaria exterior dando ao habitáculo um ambiente bicolor, alinhado com o exterior. As já conhecidas opções VW para os sistemas de informação e entretenimento, da família Discovery, estão associadas a ecrãs tácteis de 6,8, 8,0 ou 11,7 polegadas, com função MirrorLink e compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto. Na consola central, mais abaixo, há também uma base de carregamento de smartphones por indução.

Foto: VW

A mala tem 445 litros de capacidade, mas pode atingir os 1290 litros com os bancos traseiros rebatidos, valores que a Volkswagen reclama como o melhor da classe.

O T-Roc integra a ofensiva SUV da VW, que inclui as novas gerações do compacto Tiguan e do grande Touareg, que será revelado em novembro, e que continuará no próximo ano com o lançamento do mini T-Cross, que partilhará a mesma base do subcompacto Polo.

Foto: VW

“O nome do T-Roc é facilmente identificado em todo o mundo. O destaca: “A Letra T refere-se aos pioneiros e bem sucedidos SUVs da marca, (Tiguan e Touareg), cujo ADN e pontos fortes foram transferidos para o novo modelo; elevada posição de condução”, explica design robusto, qualidade do chassis e do sistema de tração integral, proposto de série com os motores mais potentes”, Frank Welsch, administrador responsável pelo desenvolvimento das VW. “O Roc deriva do termo inglês Rock, que representa o posicionamento do modelo que combina atributos de um SUV com a agilidade e o dinamismo de um modelo hatchback compacto”, adianta.

Foto: VW

O mercado dos SUV está em forte expansão, sobretudo no segmento dos modelos compactos. As projeções indicam que este segmento duplicará em volume ao longo da próxima década.

O T-Roc será vendido na Europa, nos EUA e China, numa primeira fase, alargando depois a outras geografias, como a América do Sul. Os modelos destinados ao mercado europeua serão produzidos na fábrica da AutoEuropa, em Palmela, que deverá atingir uma produção recorde em torno das 200 mil unidades/ano, em velocidade de cruzeiro.

“Hoje, cerca de 80% dos SUV compactos estão a ser vendidos na Europa e na China. Este tipo de SUV também ganha importância no Brasil, Índia, Rússia e EUA. Prevemos que, nos próximos dez anos, o volume de vendas global anual desses SUV compactos crescerá de cerca dos atuais 6,4 milhões de unidades para cerca de 10,6 milhões deunidades”, garante Jürgen Stackmann, administrador responsável pelas Vendas, Marketing e Após-venda

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now