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Tudo sobre o novo Porsche Cayenne

A terceira geração do SUV Porsche Cayenne é mais longa 63 milínetros, mais leve e tem motores mais potentes, reforçando os atributos desportivos do modelo, que ganha também novas suspensões e direção. Preços a partir de 101.450 euros.

Foto: Porsche

No lançamento para o mercado vão estar disponíveis dois novos motores de seis cilindros. O Cayenne 3.0 litros turbo liberta agora 340 cv, mais 40 cv que na geração anterior, enquanto o V6 2.9 litros do Cayenne S vê a sua potência aumentada em 20 cv, para 440 cv. A versão mais potente acelera dos 0-100 Km/h em 4,9 segundos, com o pack opcional Sport Chrono, e atinge uma velocidade máxima de 265 Km/h.

Com chegada ao mercado agendada para 2 de dezembro, esta terceira geração do Porsche Cayenne já está disponível para encomenda em Portugal a partir dos 101.460 euros. O preço do Cayenne S incia-se nos 119.454 euros.

Renovação visuaL

Estra terceira edição do SUV também foi renovada visualmente, tem agora pneus mistos e eixo traseiro direcional pela primeira vez. As capacidades em estrada foram incrementadas pela tração integral ativa de série, pelo Porsche 4D Chassis Control, pela suspensão pneumática com três câmaras e o sistema eletrónico anti-rolamento Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC). Apesar do equipamento de série mais completo, o Cayenne pesa menos 65 quilos que o seu predecessor e continua perfeitamente capaz para ser utilizado fora-de-estrada.

Foto: Porsche

As entradas de ar de maiores dimensões na frente, a nova iluminação horizontal e a altura do tejadilho reduzida em nove milímetros contribuem para a imagem mais dinâmica. O volume da bagageira é agora de 770 litros – um incremento de 100 litros. As jantes são maiores, com pneus e jantes maiores no eixo traseiro pela primeira vez. O logótipo Porsche em três dimensões abrange as luzes traseiras redesenhadas, que contemplam agora um design de luz tridimensional com uma faixa em LED de uma ponta à outra.

A Porsche oferece três novos patamares de iluminação para os faróis dianteiros: todo os Cayenne possuem, de série, faróis em LED. No nível seguinte, o Porsche Dynamic Light System (PDLS) pode ser requisitado como opção, oferecendo uma variedade de modos de iluminação como iluminação de curva ou iluminação de autoestrada. Os novos faróis em LED com feixe matrix e PDLS Plus são o melhor sistema disponível. A distribuição da intensidade da luz totalmente variável é possível através dos 84 díodos que são ativados e controlados independentemente. Isto significa que o Cayenne pode agora oferecer novas funções como os máximos que não encandeiam o tráfego que circula em sentido contrário, bem como o controlo adaptativo dos reflexos dos sinais de trânsito.

Cayenne e o Cayenne S no lançamento

O novo SUV da Porsche será lançado em duas versões. O Cayenne terá um motor de seis cilindros turbo com 3.0 litros de 340 cv e um binário de 450 Nm. O que significa que mesmo a versão base consegue performances incríveis: acelera dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos (5,9 segundos com o Pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é de 245 km/h. A segunda versão disponível no lançamento é o Cayenne S. Este dispõe de um motor V6 com 2,9 litros com dupla sobrealimentação. Este motor, totalmente novo, debita 440 cv e consegue um binário de 550 Nm – mais 20 cv que o seu predecessor. Acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos (com o Pacote Sport Chrono: 4,9 segundos) e tem uma velocidade máxima de 265 km/h.

A caixa Tiptronic S de oito velocidades garante tempos de resposta ainda mais curtos e um escalonamento mais desportivo das primeiras relações, A oitava relação longa assegura rotações baixas, otimizando o consumo de combustível e uma condução relaxada.

Foto: Porsche

O modo padrão de condução selecionado é o programa Onroad. Quatro outros modos podem ser ativados para terrenos fora de estrada: lama, gravilha, areia ou rochas. O chassis e os bloqueios de diferencial podem ser selecionados para se adaptarem a condições específicas. Para a distribuição da potência, a Porsche utiliza a tração integral ativa, enquanto o sistema Porsche Traction Management (PTM), distribui a força motriz entre os eixos. O conceito de suspensão é um princípio fundamental para o excelente desempenho desportivo do Cayenne. Ao mesmo tempo, cumpre todos os requisitos para uma elevada tração em terrenos acidentados.

Chassis aligeirado com pneus mistos

O novo Cayenne combina três conceitos de chassis num design: veículo desportivo, todo-o-terreno e veículo de turismo. Isto implicou o desenvolvimento de um chassis mais leve, com um eixo dianteiro com uma configuração de braços independentes e um eixo traseiro com multibraços. Uma característica típica de um veículo desportivo são os novos pneus mistos, que são montados em jantes de, pelo menos, 19 polegadas. Os pneus mistos permitem melhorar a estabilidade e a dinâmica nas curvas. A Porsche oferece a possibilidade de adquirir jantes de medidas até 21 polegadas como opção no novo Cayenne.

Este formato oferece uma base ótima para os sistema ativos do chassis, que são analisados e sincronizados pelo Porsche 4D Chassis Control. O sistema trabalha em tempo real, otimizando ainda mais a dinâmica da condução. Com exceção do sistema ativo de suspensão PASM (de série no Cayenne S), todos os outros sistemas foram desenvolvidos totalmente de novo. Pela primeira vez, o Cayenne está disponível com o eixo traseiro elétrico direcional. O sistema, experimentado e testado no 911 e no Panamera, melhora a agilidade em curva e a estabilidade nas mudanças de faixa a velocidades elevadas. O reduzido raio de viragem também facilita a condução no dia-a-dia do SUV.

A suspensão pneumática adaptativa é um opcional, e conta com a nova tecnologia de três câmaras, melhorando significativamente a relação entre uma dinâmica desportiva e uma condução confortável. Tal como antes, o sistema permite ajustes na altura ao solo para fazer frente aos terrenos mais difíceis. Com o opcional Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), que estabiliza o rolamento da carroçaria, os condutores que desejam adotar uma condução mais desportiva beneficiam da transição de um sistema hidráulico para um sistema elétrico. Esta mudança foi possível graças à adoção de um potente sistema elétrico de 48 volt. Tempos de resposta mais curtos permitem ainda mais precisão na condução dinâmica – e ainda mais conforto em condução moderada.

Estreia mundial: travões revestidos a carboneto de tungsténio

Com os inovadores Porsche Surface Coated Brake (PSCB), o Cayenne assume um papel principal no desenvolvimento de travões de elevadas performances. Esta estreia mundial está disponível como opção para todos as versões do Cayenne e consiste num travão de aço com um revestimento em carboneto de tungsténio. O acabamento melhora os valores de fricção e de desgaste, bem como a diminuição da libertação do pó de travão. Os travões, exclusivos da Porsche, são também visualmente impressionantes: as pinças dos travões são pintadas em branco, enquanto a superfície dos discos mostra um brilho característico da camada aplicada. O PSCB está disponível apenas em combinação com as jantes de 20 ou de 21 polegadas. O PCCB, em cerâmica, permanece no topo dos sistemas de travagem.

O novo Cayenne oferece ainda maior potencial quando se trata de capacidades desportivas. A Porsche melhorou o Pacote Sport Chrono com base nos modelos desportivos. O botão de modos no volante é um indicador claro desta aproximação. Tal como os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus, o condutor pode selecionar um modo com configurações individuais. Pressionando o botão Sport Response, no centro, ativa um mapa específico do motor e da transmissão, que estão calibrados para a máxima performance. O Pacote Sport Chrono também inclui, em separado, um modo Sport do PSM, no qual o condutor pode utilizar o novo Cayenne na plenitude das suas capacidades dinâmicas.

Imitando o 911 e o Panamera, a nova carroçaria do Cayenne também utiliza combinações inteligentes de alumínio e ferro. O exterior é totalmente construído em alumínio. O piso, secção dianteira e virtualmente todos os componentes do chassis são também em alumínio. O detalhe técnico em particular destaque é a inovadora bateria de arranque em polímeros de iões de lítio, que sozinha consegue poupar 10 quilos de peso face ao modelo anterior. No total, o peso do Cayenne, quando vazio, foi reduzido de 2.040 kgs para 1.985 kgs – mesmo com equipamento de série é agora muito mais completo, incluindo luzes em LED, jantes maiores, ParkAssist (à frente e atrás), módulo de telefone com hotspot WiFi, os servições Porsche Connect e proteção dos peões por antecipação.

Evolução Digital: Porsche Advanced Cockpit e o novo PCM

O Porsche Advanced Cockpit está totalmente integrado na  desportiva e luxuosa atmosfera. No coração da nova imagem e do novo conceito de apresentação está o ecrã full HD de 12,3 polegadas sensível ao toque da última geração do Porsche Communication Management (PCM), lançado o ano passado com o novo Panamera.

Uma vasta variedade de funções digitais pode ser operada de forma intuitiva, incluindo o controlo por voz. O Porsche Connect Plus de série permite acesso a serviços online e à Internet. Isto inclui o sistema de navegação online com informação de tráfego em tempo real. Os controlos analógicos na nova consola central estão dedicados às funções principais do veículo.

Foto: Porsche

Outros botões foram integrados na superfície sensível ao toque, idêntico a um smartphone, retribuindo um sinal acústico e háptico quando operado. Num típico estilo Porsche, o condutor tem um conta-rotações central analógico, enquanto dos lados estão dois ecrãs de 7 polegadas full HD, que mostram todas as restantes informações importantes de condução, bem como informações adicionais que podem ser selecionadas os botões multifunções no volante. Assistência à visão noturna com câmara térmica é um dos sistemas de ajuda mais importantes, a par do Assistente de mudança de faixa, do Assistente de manutenção na faixa com reconhecimento dos sinais de trânsito, do Assistente de tráfego, do ParkAssist com visão periférica e do Porsche InnoDrive com cruise control adaptativo.

Este novo sistema chega com um novo nível de personalização. Não é apenas o ecrã de início e do menu principal que podem ser ajustados com as preferências do condutor. Até seis perfis individuais podem ser configurados. Tal como um inúmero de configurações no interior, um utilizador pode guardar as suas especificações de luzes, programas de condução, e sistemas de assistência.

Dependendo do equipamento, o condutor também pode aplicar as suas regulações específicas no novo sistema de som da Bose e da Burmester. Para além disso, o novo Cayenne está sempre online se o condutor necessitar – a extensão aos serviços Connect Plus está disponível através do cartão SIM integrado. O aquecimento independente do motor, por exemplo, pode ser programado remotamente através do smartphone. Mais: a aplicação Offroad Precision, especialmente desenvolvida para o Porsche Cayenne, está agora disponível como parte do novo pacote de série. Permite conduzir em terrenos difíceis e documentá-los em detalhe, ajudando o condutor a melhorar os seus dotes ao utilizar a gravação dos vídeos.

O Cayenne partilha a plataforma com o VW Touareg e com o Audi Q7 e é montado, tal como estes seus modelos gemeos, na fábrica do Grupo Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia.

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