Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo VW Polo em outubro a partir de 16 mil euros

O novo VW Polo, hoje apresentado à imprensa portuguesa em Hamburgo, é maior e tem mais tecnologia. Esta sexta geração do subcompacto da marca alemã terá direito a novos motores, incluindo uma versão super vitaminada GTI de 200 CV. A chegada ao mercado nacional está agendada para o outubro.

Seguindo a tradição VW, esta nova geração Polo não assume ruturas estéticas com a anterior, lançado há oito anos, mantendo uma aposta na continuidade. Estará disponível apenas com carroçaria hachtback de 5 portas, tendo a marca optado por descontinuar o 3 portas, devido ao baixo nível de vendas.

Esta 6.ª geração Polo tem como base a plataforma MQB A0 que o grupo Volkswagen desenvolveu para os seus modelos mais pequenos, que foi estreada no novo SEAT Ibiza e que será também utilizada nos futuros Audi A1 e Skoda Fabia.

Foto: VW Media

Face ao modelo atual, o novo Polo apresenta-se maior, com mais 81 mm de comprimento, 6,9 cm de largura, 9,4 cm de distância entre-os-eixos, ficando próximo das dimensões do Golf IV, lançado em 1997.

As maiores dimensões exteriores refletem-se numa maior habitabilidade interior, com mais espaço para as pernas e os ombros dos passageiros traseiros. Apesar de ligeiramente mais baixo (0,7 cm), o trabalho dos engenheiros permitiu ganhar mais 1,5 cm de altura interior nos lugares dianteiros e mais 2,1 cm nos traseiros. A sensação de maior habitabilidade é reforçada pela maior luminosidade interior, fruto de maiores superfícies vidradas.

A coroar tudo isto, há também mais volume na bagageira, que sobe de 280 para 351 litros – um aumento de quase 25%.

Apesar de manter um claro ar de família com a geração atual, o novo Polo tem um look mais dinâmico, que resulta de ser mais comprido, mais largo e ligeiramente mais baixo e de ter os pilares mais inllinados. As vias também foram aumentadas, 6,2 cm à frente e 4,9 cm atrás.

Na frente destacam-se os novos grupos óticos com luzes diurnas LED em forma de C e a grelha que tem agora uma lâmina superior na cor da carroçaria. De lado, registem-se as cavas das rodas mais pronunciadas. Na traseira, a colocação dos farolins nos pontos extremos reforça a sensação de larguras mais generosas.

No interior, o tablier combina-se com a cor da carroçaria exterior e apresenta-se simplificado, com parte dos comandos fixos anteriores transferidos para o tablet do sistema de informação e entretenimento, que pode ser de 6,5 ou 8,0 polegadas. A VW afirma ser um layout adaptados ao novo mundo digital. O sistema garante conetividade total com smartphones e outros dispositivos externos e o acesso a uma série de funcionalidades em tempo real e online. Também disponível estará o painel digital Active Info Display (extra por 500 euros).

As opções de personalização incluem 14 diferentes cores para a carroçaria externa, que se podem combinar com 13 cores interiores, 12 desenhos de jantes e 11 tipos de revestimento para bancos. Uma opção a considerar é o teto panorâmico em vidro.

No nível de equipamento desportivo R-Line há entradas de ar mais generosas, um difusor traseiro e uma asa traseira no final do tejadilho e jantes exclusivas de 16 polegadas. Está igualmente prevista uma versão Beats, a empresa especialista em áudio para automóveis criada por Dr. Dre, o mago do rap, equipada com uma instalação de 300 Watts, jantes especiaisde 16 polegadas e decorações exclusivas, mas que não estará disponível no mercado nacional. pelo menos para já.

No lançamento, a gama Polo integrará duas versões do bloco turbodiesel 1.6 TDI, com 80 cv e 95 cv e quatro motores gasolina. A gama gasolina arranca no 1.0 litros de 65 cv e inclui ainda o 1.0 TSI turbo, em versões de 95 e 115 cv e o novo 1.5 TSI 150 cv com desativação de cilindros. A versão musculada GTI chega mais tarde e faz apelo ao motor 2.0 TSI turbo 200 cv. Todos os motores têm sistema stop-start e travagem regenerativa

Dependendo das motorizações, as caixas podem ser manuais de 5 ou 6 velocidades, ou automática de dupla embraiagem DSG com 6 velocidades.

Os equipamentos de segurança alinham pelos das mais recentes novidades VW, com travagem de emergência anticolisão frontal com detetor de peões, cruise control adaptativo, luzes LED, detetor da presença de veículo no ângulo morto de ultrapassagens, sensor e camara traseira de estacionamento e Park Assist.

Em Portugal, o Polo será lançado com os habituais três níveis de equipamento – Trendline, Confortline e Highline – logo muito bem equipado a partir do nível base, com front assist, ar condicionado, tablet, retrovisores elétricos e jantes de aço de 15 polegadas.

O Confortline ganha jantes de 15 polegadas em liga leve, volante em couro, app connect, entre outros equipamentos. O Highline acrescenta a navegação e sistemas de segurança.

Versão de lançamento superequipada

A série especial de lançamento terá como base o Confortline, a que se somam cruise control, ar condicionado automático, sensores de estacionamento e navegação, correspondendo a uma vantagem cliente de 1600 euros.

Em Portugal, o Polo 1.0 de 65 cv não estará em catálogo, mas pode ser encomendado.

O 1.O 75 cv Trendilne é o modelo de entrada de gama com um preço de 16.285 euros. A subida para o nível Confortline implica um extra de 100 euros e o Highline mais 3500 euros.

O 1.0 TSI 95 cv, tem preços a partir de 17.055 euros. É um modelos importante que na atual geração valeu 40% das vendas Polo. Existe com caixa manual ou DSG (mais 1900 euros).

O 1.0 TSI 115 cv arranca nos 21.840 euros, em nível Confortline e Highline e sempre com caixa DSG.

O 1.5 TSI 150 cv que desativa os dois cilindros em velocidade de cruzeiro, só estará disponível com Highline e caixza DSG por 26.930 euros.

Em dezembro chega o GTI 200 cv por 30.550 euros com caixa manual ou 32.140 com caixa DSG.

Mais tarde, já perto do final do ano, a gama será alargada com a chegada dos motores Diesel. O 1.6 TDI 80 cv tem caixa manual de 5 velocidade é a aposta para as frotas, com preços a partir de 20.430 euros

O 1.6 TDI 95 cv está disponível com nível Trendline e Conforline com preços a partir de 22.956 euros e no nível Confortline, com caixa DSG, por 28.870.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Sharing my Change: Soft skills, Strong changes
Marketeer
Algarve quer entrar em 2020 na companhia de turistas andaluzes