Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

O novo VW T-Roc em 10 questões

Dez perguntas e respostas para ficar a saber tudo sobre o VW T-Roc, o novo SUV compacto da marca alemã.

O que é?

O T-Roc é um SUV compacto que fica posicionado na gama VW entre o atual Tiguan, de maiores dimensões, e o futuro e mais pequeno T-Cross, que será lançado em 2019. É uma espécie de versão SUV do VW Golf, com o qual partilha a plataforma base MQB, motores e transmissões, equipamentos e sistemas de conetividade.

Distingue-se do Tiguan por ser cerca de mais 25 centímetros mais curto, ter um posicionamento menos premium e preços mais acessíveis. Dentro do segmento dos SUV compactos, o Tiguan está posicionado na franja superior e o T-Roc na inferior.

Foto: Vw

Tem como concorrentes diretos alguns modelos de dimensões semelhantes, com um comprimento entre 4,25 e 4,30 metros de comprimento, como o Mazda CX-3, o Honda HR-V, Fiat 500X, Jeep Renegade, Opel Mokka X ou o Mitsubishi ASX.

Pelo seu posicionamento como pequeno SUV compacto, as versões de entrada e de preços mais acessíveis do T-Roc podem captar o interesse de comradores de modelos mais pequenos, como o Renault Captur, Peugeot 2008, Kia Stonic ou Hyundai Kauai.

Ao inverso, as versões mais potentes e equipadas poderão conquistar clientes de modelos ligeiramente maiores, como o Nissan Qashqai, o campeão da categoria, Renault Kadjar, ou até mesmo as variantes base do VW Tiguan.

A quem se destina?

O público-alvo do T-Roc são conduores com cerca de 30 anos, que procuram um compromisso entre uma utilização urbana no dia-a-dia e um veículo aventureiro para o fim-de-semana, bem como a famílias que valorizam a flexibilidade e a casais sem filhos ou já com os filhos fora de casa. Estes grupo-alvo procuram um SUV urbano, que seja divertido de conduzir e com um design apelativo.

Foto: VW

Junto das famílias jovens, os SUV têm vindo progressivamente a substituir os monovolumes, mantendo a flexibilidade de utilização e a posição elevada de condução destes últimos, dois atributos muito apreciados pelas mulheres, mas oferecendo um design menos quadradão e mais apelativo.

Quando chega ao mercado nacional?

Em Portugal, o T-Roc está disponível com o motor 1.0 TSI 115 cv, em níveis de equipamento base e Style e com o 2.0 TDI 150 cv DSG 4Motion, no nível Sport, a partir da última semana de novembro. Mas a SIVA já está a aceitar encomendas. O mais potente 2.0 TSi 190 cv 4Motion DSG está também disponível, mas apenas por encomenda.

Em dezembro, chega o motor 4 cilindros 1.5 TSI 150 cv e o turbodiesel 1.6 TDI 115 cv chega em março do próximo ano.

Com que motores e transmissões está disponível?

A gama T-Roc desdobra-se por seis motorizações, três gasolina turbo TSI e igual número de turbodiesel TDI, com potências entre os 115 e os 190 cv de potência, associados a caixas manuais ou automáticas e tração dianteira ou integral, consoante as versões.

Em Portugal, o T-Roc está para já disponível com o motor 3 cilindros 1.0 TSI gasolina turbo de 115 cv, com caixa manual de seis velocidades e tração dianteira, que deverá constituir o coração da gama para clientes particulares e responder por cerca de metade das vendas.

Este motor liberta a potência máxima entre as 5000 e as 5500 rotações por minuto (rpm) e um binário de 200 Nm entre as 2000 e as 3000 rpm. Atinge uma velocidade de ponta de 187 km/h e acelera dos 0-100 Km/h em 10,1 segundos, com um consumo anunciado em percursos mistos de estrada e cidade em torno dos 5,1/5,2 litros/100 Km.

Foto: VW

Os motores mais potentes de 190 cv são blocos quatro cilindros gasolina turbo 2.0 TSI e o turbodiesel 2.0 TDI e contam de série com a tração integral 4Motion e a caixa automática de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades. Em Portugal, estão disponíveis por encomenda, embora devam representar apenas uma parte residual das vendas

O 2.0 TSI liberta um binário de 320 Nm desde as 1500 até às 4180 rpm e permite ao T-Roc acelerar dos 0-100 Km/h em 7,2 segundos e atingir uma velocidade de ponta de 216 Km/h.. O consumo combinado é de 6,7 l/100 km. O 2.0 TDI dispõe de 340 Nm das 1750 às 3000 rpm, acelera até aos 100 km/h em 8,4 segundos e alcança os 200 km/h. O consumo é de apenas 5,1 l/100 km.

A oferta do 2.0 TDI de 150 cv com desativação automática de dois cilindros é mais variada, contemplando todos os tipos de transmissão e tração.

O turbodiesel 1.6 TDI 115 cv chega em março, associado a uma caixa manual de 6 velocidades e tração dianteira.

Que equipamentos e tecnologias estão disponíveis?

A gama T-Roc é muito simples, escalonando-se a partir da versão base em dois níveis superiores de equipamento – Style e Sport – a que podem ser acrescentados muitas opções de personalização interior e exterior.

Há onze cores exteriores para a carroçaria, três para o tejadilho, num total de 24 diferentes combinações possíveis e 12 alternativas para as jantes, todas em liga leve e de 16, 17 ou 18 polegadas.

Foto: VW

No interior há sete tonalidades para os revestimentos e bancos e é possível personalizar o tablier e o forro das portas, com a mesma cor da carroçaria. O painel de instrumentos digital e configurável é uma opção a considerar. Tudo somado, são mais de 600 combinações possíveis.

Logo a partir do nível base o T-Roc apresenta-se muito bem equipado, com sistemas hi-tech, como a travagem automática anticolisão frontal com detetor de peões, assistente de manutenção na faixa de rodagem, sistema de informação e entretenimento com um tablet de oito polegadas, luzes diurnas e piscas LED e jantes de 16 polegadas.

Foto: VW

Acima do nível base a gama T-Roc desdobra-se pelo nível Style, com pintura bicolor de série e Sport, mais desportivo e onde a carroçaria bicolor é opção. Estes níveis acrescentam o volante multifunções em couro com a opção das patilhas da caixa de velocidades, ar condicionado automático, sensores de estacionamento à frente e atrás, cruise control adaptativo, far+ois de nevoeiro com luzes de curva estática, sistema de navegação e adesão gratuita ao serviço de assistência e informação online Car net, durante três anos.

O nível Sport inclui ainda de série as barras no tejadilho cromadas, faróis dianteiros LED com luzes dinâmicas de curva, jantes de 17 polegadas, painel de instrumentos digital e câmara de estacionamento traseira.

A considerar alguns extras, como o teto de abrir panorâmico (€1141), os faróis dianteiros LED, portão da bagageira elétrico (€358), o painel de instrumentos digital configurável Active Info Display da última geração (€460/de série no Sport), sistema de ajuda ao estacionamento Park Assist (€175), sistema automático da paragem e arranque nas filas de trânsito Traffic Jam Assist, reconhecimento de sinais de trânsito e o Volkswagen Car-Net com as suas apps e serviços móveis online.

Foto; VWFoto; VW

O sistema de infotainment Composition Media com ecrã táctil de 8 polegadas, entradas SD e AUX-IN, porta USB compatível com Apple, Bluetooth, rádio e leitor de CD é proposto de série na versão base. O sistema de topo de 8,0 polegadas em vidro com módulo de navegação é o Discover Media, de série nos níveis Style e Sport.

Os sistemas de infotainment de 8.0 polegadas podem ampliar-se com a App Connect (que integraMirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto da Google), que integra os smartphones externos. Além disso, a Volkswagen disponibiliza com o T-Roc o pacote de serviços Security & Service (de série no Sport) que auxilia o condutor nas mais diversas situações. Algumas das funções mais importantes são o serviço de chamada de emergência (Emergency Call), o aviso automático de acidente (Service Automatic Accident Notification) e a chamada de assistência (Breakdown Call).
Em combinação com o Discover Media e através da app Guide & Inform (de série no Style) existe a possibilidade de utilizar diversos serviços online (Online POI Search) como, por exemplo, importar destinos, localizar estações de serviço e parques de estacionamento (com preços) ou aceder a notícias, informações sobre a meteorologia ou trânsito.

Dependendo do sistema selecionado pode ser possível ampliar a funcionalidade do sistema com receção de rádio digital (DAB +), controlo por voz e um sistema de som de 8 canais da Beats com 300 watts de potência. Com a interface opcional Comfort do telefone móvel, os smartphones compatíveis podem ser carregados de forma indutiva e ligados à antena exterior.

Há espaço para todos?

Apesar das suas dimensões compactas (4,234 metros), o T-ROC acolhe cinco adultos no interior e oferece bons níveis de habitabilidade, graças à sua generosa distância entre-eixos de 2,59 metros. A mala tem uma capacidade de 445 litros, a maior do segmento, que pode ser alargada até aos 1290 litros com o rebatimento do banco traseiro.

O T-Roc é um verdadeiro SUV?

Embora seja um SUV urbano, o T-Roc pode aventurar-se para fora do alcatrão, graças à sua maior altura ao solo (161 mm), mas com tração dianteira não pode arriscar-se percursos de todo-o-terreno a sério.

Foto: VW

As versões mais potentes têm mais capacidades fora de estrada, graças ao sistema de tração integral permanente 4Motion, que distribui eletronicamente o binário entre as rodas dianteira e traseira, de forma a garantir as melhores condições de tração, O sistema permitie a seleção de perfis de condução através de um botão rotativo situado na consola central. Se o condutor girar o botão para a esquerda, acederá aos dois perfis de estrada Street e Snow (neve). No caso de o rodar para a direita, terá acesso aos dois perfis off-road.

Com caixa DSG, direção assistida eletromecânica e suspensão adaptativa, o T-Roc 4Motion permite ainda escolher diferentes modos de ajustes do veículo, entre opções mais confortáveis (modo Confort), ecológicas (Eco) ou desportiva (Sport).

Quanto custa?

O novo T-Roc é proposto a partir de 23.275 euros com motor a gasolina e a partir de 27.473 euros com motor diesel. Valores muito competitivos, se pensarmos em todo o equipamento de série, logo a partir do nível base.

Para os mais exigentes (e abonados), as versões mais potentes, com tração integral e caixa DSG vão para além dos 40 mil euros.

Preços:
1.0 TSI 115 cv T-Roc – 23.275 €
1.0 TSI 115 cv Style – 25.652 €
1.5 TSI 150 cv DSG Sport – 31.032 €
1.6 TDI 115 cv T-Roc – 27.473 €
1.6 TDI 115 cv Style – 29.851 €
1.6 TDI 115 cv Sport – 32.351 €
2.0 TDI 150 cv Style – 34.775 €
2.0 TDI 150 cv Sport – 39.573 €
2.0 TDI 150 cv DSG Sport 4M – 44.035 €
2.0 TDI 190 cv DSG Sport 4M – 48.283 €

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...