Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Audi A8 chega em janeiro

Navio-almirante da Audi e representante da marca no muito exclusivo segmento das berlinas e limusinas de luxo, o novo A8 é um dos mais avançados automóveis do mundo, com funcionalidades de condução autónoma de nível 3 e tecnologias que até agora figuravam apenas nos livros de ficção científica.

Estará disponível, a partir de janeiro, com carroçaria normal e limusine longa (com mais 13 centímetros) e motores V6 3.0 turbo gasolina 55 TFIS 340 cv ou turbodiesel 3.0 50 TDI 286 cv. Em junho, chegarão o híbrido recarregável plug-in 3.0 TFSI PHEV 449 cv, capaz de percorrer até 50 Km em modo 100% elétrico, e o 6.0 W12 585 cv. Finalmente, em novembro, a gama ficará completa com o biturbo 8 cilindros 4.0 TDI 453 cv.

Foto: Audi

O preço estimado para o 3.0 50 TDI é de 119 mil euros.

Em Portugal, todas as motorizações estarão associadas à transmissão automática Tiptronic de 8 velocidade e contarão com tração integral quattro e o sistema de 4 rodas direcionais.

Foto: Audi

Face ao modelo atual, o novo A8 está 37 milímetros mais comprido, tem uma distãncia entre eixos 6 mm maior e é 4 mm mais estreito. No interior, o comprimento é agora 32 mm maior, graças a uma otimização na organização do espaço e aos bancos dianteiros mais estreitos.

Entre as mais de 40 inovações tecnológicas destaque para o sistema mild-hybrid de 48 volts, disponível em todas as versões do A8, e que lhe permite circular com o motor desligado em velocidades entre os 55 e os 160 km/h, durante períodos de 40 segundos, garantindo uma poupança de combustível de até 0,7 litros por 100 quilómetros percorrido.

Os faróis matrix LED de alta definição podem ser conjugados com o os faróis lazer, já conhecidos do Audi R8, com um alcance das luzes de máximos de 600 metros. Os farolins traseiros OLED são opção.

Foto: Audi

O sistema automático de paragem e arranque no trânsito permite circular em autoestrada sem modo completamente autónomo, até aos 60 Km/h.

Luxo e tecnologia

No interior, o luxo está ao nível de um modelo pensado para transportar monarcas, presidentes e bilionários de todo o mundo. Impera um ambiente digital, com um painel de instrumento digital e configurável e dois ecrãs touchscreen na consola superior, para regular e aceder a todos os comandos do veículo.

O tablet superior, de 10,1 polegadas, regula o sistema multimédia e os comandos e afinações do veículo e garante conectividade total com smartphones, através de Apple CarPlay e Android Auto, e outros dispositivos externos. A antena LTE permite velocidades de dowload de 300 megabits/segundo e de upload de 50 Mb/segundo.

Mais abaixo, um segundo ecrã de 8,6 polegadas controla os sistemas de ajuda à condução e o sistema de climatização.

O sistema áudio com som 3D foi desenvolvido pela Bang & Olufsen e tem uma potência total de 1920 watts.

As poltronas individuais traseiras são dignas de uma classe executiva e podem estar equipadas com massagens. À frente de cada uma, nas costas dos encostos de cabeça dos bancos traseiros, dois enormes tablets dão acesso individual à internet e ao sistema multimédia. No meio, entre os dois bancos traseiros, a regulação da climatização, dos vidros, das luzes interiores e do sistema multimédia pode ser feita através de um pequeno tablet encastrado e amovível.

O acesso ao interior pode fazer-se através do Key Connect, que tranbsforma um smartphione numa chave inteligente.

A suspensão pneumática adaptativa é de série e garante um conforto excecional, permitindo ajustar o chassis, a aceleração e a suspensão de acordo com os modos de condução, entre opções mais confortáveis ou mais desportivas. A suspensão ativa inteligente (opcional) sobe e baixa as rodas individualmente e eleva a carroçaria 80 milímetros em caso de impacto lateral, minimizando o risco de ferimento.

A Camara de 360 graus com função olho de pássaro (bird eye) facilita as manobras e controla permanentemente tudo o que se passa em redor. Outra novidade, são os puxadores interiores das portas elétricos, como nos Tesla.

No que respeita a segurança passiva, destaque para os airbags centrais, entre os bancos, que evitam que os passageiros batam um no outro em caso de acidente.

 

Audi A8 55 TFSI

Dimensões (mm) Comprimento: 5172 / Largura: 1945 / Altura: 1473

Motor V6 turbo gasolina, 2995 cm3

Potência máxima 340 cv/5000 rpm

Binário máximo 500 Nm/1350 rpm

Caixa Automática Tiptronic, 8 velocidade

Tração Integral quattro

Velocidade máxima 250 Km/h (limitada eletronicamente)

Aceleração 0-100 Km/h 5,6 segundos

Consumo misto 7,7 l/100 Km

Emissões CO2 176 g/Km

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now