Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Opel Combo também será produzido em Mangualde

A PSA vai apresentar na próxima semana os novos Peugeot Partner e Citroen Berlingo, e o modelo gémeo Opel/Vauxhall Combo, que serão produzidos no núcleo industrial de Vigo-Mangualde.

O Partner e e Berlingo serão apresentados já em março, no decurso do Salão Automóvel de Genebra, enquanto a apresentação do Combo ficará para mais tarde, uma vez que a Opel estará ausente do certame suíço. As primeiras entregas a clientes estão agendadas para setembro.

Os três modelos terão como base a plataforma EMP2 que o grupo desenvolveu para as suas famílias de modelos médios e compactos, e que foi especialmente adaptada para a produção dos furgões comerciais ligeiros. A utilização da EMP2 permitirá que os futuros Berlingo, Partner e Combo possam dispor das gerações maios recentes de motores, transmissões e ajudas à condução.

Em termos de carroçarias, a gama declinar-se-á por versões de furgões para transporte de mercadorias e de passageiros, neste caso com variantes de 5 e 7 lugares.

Para a produção dos novos modelos, a fábrica espanhola de Vigo e a portuguesa de Mangualde terão de contratar mais um turno de produção, de forma a responder à procura esperada. O Partner e o Berlingo atuais já são montados nas duas unidades ibéricas, enquanto o Combo é produzido em parceria com a Fiat Chrysler, em Bursa, na Turquia.

A compra da Opel/Vauxhall pela PSA, no ano passado, levou a um realinhamento, integrando a produção do Combo com a do Partner e Berlingo, garantindo poupanças de custos com sinergias entre as marcas do Grupo.

O mercado dos veículos comerciais ligeiros é um dos mais lucrativos na Europa, apresentando margens de lucros de cerca de 9%, refere a Automotive News Europe, adiantando que é também um dos segmentos com maior crescimento na região. Em 2017, valeu 283.830 unidades, uma subida de 11% face aos registos do ano anterior.

O reforço da posição da PSA neste mercado é um ponto-chave para que o CEO Carlos Tavares cumpra as metas de rentabilidade do seu plano estratégico.

De acordo com a JATO Dynamics, o Berlingo foi o segundo furgão comercial compacto mais vendido na Europa, com 37.792 unidades, atrás do Volkswagen Caddy, que somou 57.020 unidades. O Peugeot Partner é o quarto do ranking, com 27.091 e o Opel/Vauxhall Combo está muito mais abaixo, com 2.233 unidades.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus