Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mercados antecipam o princípio do fim dos diesel

A decisão, ontem anunciada, do Tribunal Federal Administrativo da Alemanha autorizar as cidades do país a proibir ou restringir a circulação de veículos com motores diesel pelos mercados como o princípio do fim deste tipo de propulsores.

DR

“Estamos a assistir à morte lenta dos diesel”, disse à agência Bloomberg, Stefan Bratzel, director do Center of Automotive Management da Universidade de Ciências Aplicadas de Bergisch Gladbach, na Alemanha. “A tecnologia diesel sobreviverá apenas em alguns segmentos de mercado, como os comerciais e as pick-ups” garantiu, adiantando que a pouco e pouco os particulares deixarão de ter automóveis a gasóleo, por uma questão de preço, de imagem e de segurança. Nas Bolsas de Valores, as ações da Daimler, Grupo Volkswagen e BMW estavam a meio do dia a negociar no vermelho.

A decisão do Tribunal alemão deverá, Segundo os analistas, gerar uma vaga de restrições á circulação dos diesel um pouco por toda a Europa. Na Alemanha, a decisão afecta pelo menos 10 milhões de veículos, que deixarão de poder circular em cidades como Estugarda. Hamburgo ou Dusseldorf. Fora da Alemanha, capitais como Paris, Madrid ou Atenas, também já anunciaram que vão proibir a circulação aos diesel nos seus centros urbanos.

O preço de vendas de veículos novos com motores diesel e o valor de revenda de usados, já está a cair. O investimento necessário para que esses motores sejam atualizados e reduzam os seus níveis de emissões, passando a poder circular livremente, a cargo dos fabricantes, está estimado em 14,5 mil milhões de euros, pela Evercore ISI.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Auchan doa material escolar aos centros Porta Amiga
Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música