Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volvo V60 à venda em Portugal a partir de €43.500

Se quiser encomendar a sua V60 basta ir ao concessionário, mas só a recebe lá para depois das férias em setembro.

“O pai de família que gosta de carrinhas é um cliente importantíssimo para o nosso negócio como acontece há várias gerações!” Estas são palavras de Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, a piscar-lhe o olho. Como? Com uma carrinha que, nas palavras de Robin Page, vice-presidente para o estilo da Volvo, “é refinada, tem belas proporções e uma aparência forte, mas capaz de oferecer praticabilidade e versatilidade.”

Mas o que é esta carrinha?

Aqui está o Volvo V60 que, na minha opinião, é um belo clone da carrinha V90 muito à imagem do estilo “matrioska” de outros construtores. Não virá mal ao mundo, pois a carrinha V90 é elegante, continuando a ser nesta variante mais pequena.

Tecnicamente falando, a base deste V60 é a plataforma estreada no XC90, a famosa SPA (Scalable Product Architecture) que oferece mais espaço interior e um automóvel mais comprido e com maior distância entre eixos, reduzindo a largura e a altura face à anterior geração.

O interior é decalcado das atuais realizações da Volvo e com a utilização da nova plataforma e de nova tecnologia, o V60 pode utilizar o mesmo sistema de info entretenimento e conectividade dos modelos de topo. Falamos do Sensus e do seu “tablet” colocado na consola central, agrupando, praticamente, todos as regulações do carro. Além disso, o novo modelo estreia a possibilidade de escolher entre o sistema de som da Bowers&Wilkins (topo de gama) e uma proposta intermédia da Harmon Kardon, ficando na base da oferta o sistema de som proprietário da Volvo.

Depois há mais novidades como o Volvo On Call que funciona com uma aplicação e que permite o acesso ao carro através do smartphone. Serve para ligar e desligar o carro, certificar-se que este ficou trancado, ligar o ar condicionado e aquecer/refrescar o habitáculo antes de chegar ao veículo, enfim, uma série de acessos feitos através do seu smartphone.

E a tecnologia, é muita e boa?

Com o V60, a Volvo tenta reforçar a ideia da marca mais segura do mercado, reconhecimento feito por uma seguradora sueca que vem ao encontro de diversos estudos feitos por seguradoras e outras empresas. Alguns desses dizem que a Volvo diminuiu em 50% o risco de ferimentos em acidente e em 38% as colisões traseiras. Culpa dos cada vez mais desenvolvidos sistemas de segurança que tentam mitigar as consequências dos acidentes. O V60 já contempla o BLIS (monitorização do ângulo morto), oferece também o City Safety com travagem autónoma. Este sistema destaca a travagem autónoma para ajudar o condutor a evitar possíveis colisões, sendo o único que reconhece peões, ciclistas e animais maiores. Mas há mais!

O Pilot Assist foi melhorado com aumento do desempenho em curva. O sistema ajuda o condutor com a direção, aceleração e travagem em estradas bem marcadas, até aos 130 km/h, assim uma espécie de condução autónoma “light”. Depois, o V60 tem disponível o “Run Off Road Mitigation” (que atua pre tensionando os cintos e preparando os arinags para mitigar os efeitos de colisão), o “Oncoming Lane Mitigation” que ajuda o condutor em face de uma colisão iminente, atuando na direção caso o condutor não se desvie o suficiente do veículo ou obstáculo em sentido contrário e, ainda, o “Cross Traffic Alert”  com função de travagem autónoma e que que permite evitar acidentes ou atropelamentos quando a sair de uma garagem ou de um estacionamento ou num cruzamento sem visibilidade. Naturalmente que o V60 terá disponível o “Park Assist” que estaciona o carro sozinho num espaço apenas 1,2 vezes maior que o veículo.

E quais são os preços?

Como já referi, a Volvo já tem em pré-venda o V60, mas só estarão disponíveis unidades para entrega em setembro. A gama terá as versões Kinetic, Momentum e Inscription mais a desportiva R Design. Quanto a motorizações, a gasolina terá as variantes T4, T5 e T6 com tração dianteira ou integral, os híbridos Plug-In serão o T6 com 340 CV e T8 com 390 CV (mas estes só em 2019) e na gama a gasóleo, apenas os D3 e D4 com 150 e 190 CBV, respetivamente. Estes apenas com tração dianteira.

Os preços começam nos 43.500 euros do V60 D3 Kinetic, seguem-se os 48.760 euros do V60 D4 Momentum (ambos com caixa manual). Os restantes ainda não têm preços definidos, sendo que o V60 T6 AWD geartronic começa nos 57.000 euros e o V60 T8 fica por 59.900 euros. Quer isto dizer que a Volvo terá disponível uma oferta Plug-in abaixo dos 50.000 euros (se IVA). Para as frotas, a marca sueca terá o V60 D3 Business Edition que ficará abaixo dos 35 mil euros. Tudo números que serão confirmados durante o Verão.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Sharing my Change: Soft skills, Strong changes
Marketeer
Algarve quer entrar em 2020 na companhia de turistas andaluzes