Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

11% da publicidade ao crédito automóvel não cumpre regras

Mais de 1 em cada 10 suportes de publicidade ao crédito automóvel analisados pelo Banco de Portugal em 2017 não cumpriu as regras do supervisor, de acordo com os dados divulgados pela instituição esta segunda-feira.

Foto: DR

No ano passado, o Banco de Portugal fiscalizou 9.501 suportes de publicidade a produtos e serviços bancários e de publicidade institucional, divulgados por 55 instituições de crédito.

“As campanhas com mais irregularidades foram as relativas a produtos de crédito automóvel e crédito à habitação, com rácios de incumprimento de, respetivamente, 11% e 9,3%”, pode ler-se no Relatório de Supervisão Comportamental de 2017.

“Destacam-se ainda as campanhas relativas a facilidades de descoberto, em que 5,3% dos suportes de publicidade analisados se revelaram não conformes com as normas vigentes. Face a 2016, observa-se um acréscimo de 11% no número total de suportes de publicidade difundidos pelas instituições, destacando-se o aumento no crédito pessoal (40%) e no crédito à habitação (35%) em resultado do maior dinamismo dos mercados de crédito”, indica o Relatório.

O Banco de Portugal determinou a correção de 192 suportes de publicidade a 27 instituições de crédito, por incumprirem normas legais e regulamentares aplicáveis, o que representou 2,1% dos suportes analisados, menos 0,5 p.p. do que em 2016.

 

Leia na íntegra o Comunicado do Banco de Portugal sobre o Relatório de Supervisão Comportamental de 2017

Relatório completo (PDF de 161 páginas): Relatório de Supervisão Comportamental 2017 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now