Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

1.º semestre 2018: Renault já vendeu 2,1 milhões de carros

No primeiro semestre as vendas mundiais de veículos de passageiros + veículos comerciais ligeiros (VP + VCL) do Grupo Renault (incluindo as marcas Lada, Jinbei e Huasong) registaram um crescimento de 9,8 %. A quota de mercado do Grupo atingiu 4,3 % (+0,2 pontos).

Quer o Grupo quer as marcas Renault e Dacia estabelecem novos recordes de vendas num semestre com, respetivamente, 2.067.695, 1.378.583 e 378.095 automóveis vendidos.

As vendas da Lada, por seu turno, registaram um crescimento de 24,0 % e as da Renault Samsung Motors uma quebra de 26,9 %.

Desde o dia 1 de janeiro de 2018, o Grupo Renault integra também as vendas das marcas Jinbei e Huasong que venderam mais de 85.000 automóveis.

Na Europa, as vendas do Grupo tiveram uma progressão de 4,4 % face aos 2,8% de crescimento do mercado. Aos 1 070 718 automóveis vendidos no semestre, corresponde uma quota de mercado para o Grupo de 11,0 %, (+ 0,2 pontos).

As vendas da marca Renault registaram uma progressão de 1,1 %, e a quota de mercado atingiu 8,1%. No segmento dos veículos elétricos a Renault conserva a sua liderança na Europa com uma quota de mercado de 21,9%.

A marca Dacia obteve, na Europa, um novo recorde de vendas com 281 225 unidades (+14,6 %), e uma quota de mercado, também ela recorde, de 2,9 % (+0,3 pontos).

A marca Alpine registou as primeiras entregas e, desde o lançamento, foram já reservadas 4.800 unidades.

Nos mercados fora da Europa, as vendas do Grupo tiveram um crescimento de 16,4 %. Este crescimento foi sustentados pelos desempenhos nas Américas (+18,1%), Ásia-Pacífico (+69,5 %), e Eurásie (+15,1 %). Apenas a região Àfrica Médio-Oriente Índia registou um decréscimo das vendas (-4,5%).

Na região Américas, as vendas cresceram 18,1 % num mercado que progrediu 6,3 %. A quota de mercado do Grupo nesta região atingiu um novo recorde histórico num semestre com 7,3 %, e um aumento de 0,7 pontos percentuais.

A região Ásia Pacífico integra, desde 1 de janeiro de 2018, as vendas das marcas Jinbei e Huasong após a criação da co-empresa com a Brilliance China Automotive Holdings Limited. Nesta região as vendas registaram um crescimento de 69,5 %.

Na região Eurásia, as vendas cresceram 15,1 % num mercado que progrediu 9,4 %. A quota de mercado do Grupo aumentou 1,3 pontos e atingiu 25,8 %. Em cada 4 automóveis vendidos nesta região 1 é das marcas Renault ou Lada.

Na Rússia a marca Lada registou um crescimento de 21,1 % tendo obtido uma quota de mercado de 20,0 % (+0,5 pontos).

Na região Áfrique-Médio-Oriente-Índia, as vendas tiveram uma quebra de 4,5 %, num mercado que aumentou 10,1 %. Este resultado deve-se, no essencial, à quebra de vendas no Irão (-10,3), e Índia (-25,4%). No mercado Indiano a Renault mantém o seu estatuto de primeira marca Europeia do mercado.

Perspetivas para 2018

O mercado mundial deverá registar um crescimento de 3% face a 2017.

O mercado Europeu deverá aumentar 1,5%, e o mercado francês 2%.

Fora da Europa é esperado um crescimento de 10% do mercado brasileiro e superior a 10% para o mercado russo. Na China o crescimento do mercado deverá atingir 5%, e o mercado indiano deverá ter uma progressão de 8 %.

Neste contexto, o Grupo pretende manter a sua trajetória de crescimento das vendas, sobretudo nos mercados fora da Europa e de acordo com o novo plano Drive the Future.

Vendas Totais do Grupo VP+VCL por região

Acumulado vendas a junho*

2018

2017

% variação

França

389 216

368 002

5,8%

Europa* (sem França)

681 502

657 558

3,6%

Total França + Europa

1 070 718

1 025 560

4,4%

África Médio Oriente Índia

240 494

251 723

-4,5%

Eurásia

371 789

323 051

15,1%

Américas

214 370

181 592

18,1%

Ásia Pacífico

170 324

100 465

69,5%

Total sem França + Europa

996 977

856 831

16,4%

Mundo

2 067 695

1 882 391

9,8%

* Europa = União Europeia, Islândia, Noruega & Suíça

 

 

Vendas totais por marca

Acumulado a junho*

2018

2017

% variação

RENAULT

VP

1 164 141

1 144 343

1,7%

VCL

214 442

201 537

6,4%

VP+VCL

1 378 583

1 345 880

2,4%

RENAULT SAMSUNG MOTORS

VP

38 580

52 776

-26,9%

DACIA

VP

355 068

310 653

14,3%

VCL

23 027

22 712

1,4%

VP+VCl

378 095

333 365

13,4%

LADA

VP

179 843

144 832

24,2%

VCl

6 683

5 538

20,7%

VP+VCL

186 526

150 370

24,0%

ALPINE

VP

644

JINBEI&HUASONG

VP

8 657

VCL

76 610

VP+VCL

85 267

GRUPO RENAULT

VP

1 746 933

1 652 604

5,7%

VCL

320 762

229 787

39,6%

VP+VCL

2 067 695

1 882 391

9,8%

 

 

15 principais mercados do Grupo Renault no final de junho 2018

 

 

Volumes 2018*

Quota Mercado VP+VCL 2018

(unidades)

(em % )

1

FRANÇA

389 216

27,23

2

RÚSSIA

240 728

28,35

3

ALEMANHA

124 251

6,28

4

ITÁLIA

118 376

9,79

5

CHINA

117 646

0,88

6

ESPANHA

100 841

11,89

7

BRASIL

93 850

8,33

8

ARGENTINA

70 536

14,63

9

TURQUIA

68 414

19,36

10

IRÃO

61 354

8,10

11

REINO-UNIDO

57 290

3,82

12

BÉLGICA+LUXEMBURGO

52 962

12,92

13

ÍNDIA

42 697

2,11

14

COREIA DO SUL

40 920

4,62

15

MARROCOS

39 747

43,67

*Vendas não incluem o Twizy

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...