Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Porsche 911 Speedster Concept em Goodwood

A comemorar o seu 70.º aniversário, a Porsche participou do Goodwood Festival of Speed com, entre clássicos e desportivos de competição, o novo 911 Speedster Concept: o estudo de um descapotável desportivo para utilização em estrada que estabelece uma ligação entre o primeiro Porsche 356 ‘No. 1’ Roadster (que recebeu a sua homologação no dia 8 de junho de 1948) e os Porsche dos dias de hoje.

O 911 Speedster Concept assinalou a sua estreia mundial como parte das celebrações oficiais do aniversário ‘70 anos dos automóveis desportivos Porsche’, em Zuffenhausen. O concept oferece um vislumbre de uma potencial versão de produção em série, ainda que possa não ser apresentada até 2019 – a decisão de seguir em frente será tomada nos próximos meses.

Desenvolvido no Porsche Motorsport Centre, berço do 911 GT2 RS e, mais recentemente, do GT3 RS, o novo 911 Speedster Concept conta com tecnologia derivada dos atuais modelos GT, um reduzido friso do vidro com um para-brisas mais inclinado e correspondentes janelas laterais mais pequenas. Estas particularidades conferem-lhe uma aparência ainda mais musculada com um perfil mais baixo, reminiscência dos seus predecessores como o Porsche 356 1500 Speedster.

A cobertura traseira especial com fios em fibra de carbono, colocada atrás dos bancos dianteiros, cobre a estrutura de proteção anti-capotamento e apresenta-se com uma “dupla bolha”, um elemento tradicional de design desde o 911 Speedster de 1988. Duas alhetas contrastantes em preto por entre as “bossas” acrescentam um toque aerodinâmico, e o defletor de vento transparente em Plexiglass inclui o logótipo ‘70 years of Porsche’ gravado.

Como no original histórico, o 911 Speedster Concept inclui também uma cobertura de construção ligeira ao invés de uma capota convencional. Esta cobertura protege o interior do automóvel da chuva quando estacionado, sendo fixa por oito cintas Tenax. Os princípios da construção ligeira da filosofia Speedster continuam através do interior, onde a navegação, o autorrádio e o sistema de ar condicionado foram todos eliminados. As bacquets integrais são em carbono, revestidas em pele castanha Cognac 356 e vão buscar caraterísticas dos predecessores clássicos.

A carroçaria é emprestada pelo 911 Carrera 4 Cabriolet, ainda que os guarda-lamas, o capot dianteiro e a cobertura traseira sejam feitos em material compósito de fibra de carbono. A pintura nas tradicionais cores Prata GT e Branco levam-nos de volta aos mais antigos Porsche de competição – assim como muitos dos outros detalhes trabalhados, tal como o bocal do depósito de combustível ao estilo anos 50, colocado ao centro do capot dianteiro, a clássica forma Talbot dos espelhos retrovisores exteriores ou o design único dos faróis.

As superfícies transparentes e opacas das coberturas dos faróis produzem um efeito tipo cruzado, acenando a uma prática prevalente na Porsche desde o início do desporto automóvel. Na época, os faróis originais eram tapados antes das corridas para estarem protegidos das pedras projetadas e para prevenir que estilhaçassem. Os largos pilares B e a traseira estão decorados com o lettering Speedster sob uma base dourada.

Sob a carroçaria, o 911 Speedster Concept alberga componentes de topo. O chassis deriva, essencialmente, do 911 GT3, com detalhes polidos em trevo nas imponentes jantes Fuchs de 21”. É a primeira vez que estas jantes são apresentadas com dispositivo de aperto central. Os engenheiros evoluíram o sistema de escape com saídas em titânio e a transmissão, que inclui uma caixa manual de seis velocidades. O motor Boxer de seis cilindros deste concept minimalista desenvolve mais de 500 cv e atinge 9.000 rpm.

Os 70 anos dos desportivos Porsche

Numa exposição no Museu Porsche, a marca apresenta inúmeras histórias e marcos com os quais a Porsche influenciou decisivamente o desenvolvimento dos automóveis desportivos desde 1948 até aos dias de hoje. O seu objetivo é destacar os fantásticos desenvolvimentos da Porsche ao longo das últimas sete décadas.

Em Portugal, o Iberian Porsche Meeting terá lugar no Autódromo do Estoril, dia 21 de julho. Esta será a segunda edição do evento que no ano passado reuniu mais de 356 desportivos e que este ano decorrerá sob o lema “Sportscar Together” e que convoca também os clientes dos SUV da marca.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...