Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Elisa, a menina que deu o nome ao Lotus Elise

Em 1996, a Lotus inaugurava uma nova era com o Lotus Elise – 22 anos depois, a menina que deu o nome ao primeiro modelo da era Artioli, Elisa Artioli, regressou à fábrica da marca em Hethel que lhe preparou uma rececção especial.

Quem conhece a história da Lotus sabe que o Lotus Elise não deveu o seu nome a um qualquer acaso, mas a uma pessoa bem real: Elisa Artioli, a neta do então responsável máximo da marca britânica.

Hoje, 22 anos depois da apresentação do Lotus Elise, Elisa Artioli é uma jovem que vive com toda naturalidade a sua relação com o desportivo britânico, consciente ser parte viva da história da marca de Hethel. Conhecida por todos os aficionados da Lotus em todo o Mundo, Elisa participa de bom grado em múltiplos eventos anualmente, não deixando de interagir diariamente com os fãs da marca britânica através das redes sociais.

Conhecedora da história da marca em que trabalhou o seu avô, Romano Artioli, Elisa não esconde o seu orgulho pela relação que tem com o Lotus Elise – tendo mesmo um exemplar da primeira geração que recebeu como presente do avô quando ainda era criança e que utiliza diariamente.

Por isso, não foi surpresa que a sua visita à fábrica da Lotus em Hethel tenha sido um acontecimento para a fabricante britânica que preparou uma pequena recepção e permitiu a Elisa pilotar um Evora GT410 Sport e um Exige Sport 410.

Recuemos na história: em 1993, o empresário Romano Artioli – na altura também proprietário da Bugatti –  acabava de adquirir a Lotus à General Motors. O primeiro modelo que desenvolveu foi o Elise, um pequeno desportivo que encarnava a filosofia da marca, assente na simplicidade e ligeireza. O resultado foi um modelo que inaugurou uma linha de desportivos e permitiu ao longo das últimas duas décadas tornar a Lotus numa marca de referência.

A escolha do nome não foi um simples capricho de Artioli: dado que a Lotus só utiliza nomes que comecem com a letra E nos seus modelos, e como o início do desenvolvimento do desportivo coincidiu com o nascimento da sua primeira neta Elisa Artioli, Romano decidiu que o novo modelo se chamaria Elise (Elisa traduzido em inglês).

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Sharing my Change: Soft skills, Strong changes
Marketeer
Algarve quer entrar em 2020 na companhia de turistas andaluzes