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A bem-sucedida história dos SEAT Cupra (Parte 2)

Na primeira parte do especial dedicado à gama Cupra, explicámos o que esteve na génese dos modelos de produção mais desportivos da SEAT, representando esta sigla uma abordagem mais próxima ao universo da competição. A linhagem que se iniciou com o Ibiza prolonga-se até aos dias de hoje, com o segundo capítulo da história a passar-se no final do milénio passado.

Ibiza cupra

Assim, tendo observado com agrado o sucesso do primeiro Ibiza Cupra, modelo que retirava muita da sua inspiração das pistas, a SEAT aplicou a receita algum tempo depois. Neste sentido, apostou no desenvolvimento de tecnologias mais avançadas para dinamizar as prestações dos seus automóveis, devendo-se tal em grande parte ao trabalho conjunto realizado entre as equipas da SEAT Sport e o Centro Técnico de Martorell.

No ano 2000, a SEAT lançou no mercado a segunda geração do Ibiza Cupra, equipado com um motor 1.8 de 156 cv de potência, que surgia associada também a uma imagem mais agressiva do novo Ibiza. Além disso, integrava na época um sistema que hoje é comum a diversos modelos, mas que então era uma estreia em veículos da sua categoria, o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESP).

Cupra vezes três

Mas, nesse mesmo ano, o Ibiza deixou de ser o único integrante da gama Cupra. Isto porque também o Leon se assomou munido da sigla distintiva Cupra, recorrendo a um motor bem mais extremo, um V6 de 2.8 litros que rompia já a fasquia dos 200 cv de potência, além de uma variante igualmente desportiva para o Córdoba, este assente no motor 1.8 de 156 cv, o mesmo do Ibiza. O objetivo da marca Espanhola era simples: replicar nas estradas públicas aquilo que o Córdoba WRC ia fazendo nos troços do Mundial de Ralis (WRC), categoria na qual competiu por três anos.

cordoba

Coube novamente ao Ibiza o papel de destaque no final do ano 2000 quando a SEAT estreou no Salão de Birmingham (Reino Unido) o Ibiza Cupra R com um motor 1.8 de 180 cv, um aumento significativo de potência face ao modelo de base. Foi também o primeiro modelo da SEAT a contar com a letra ‘R’ no seu apelido, tantas vezes garante de maiores prestações na indústria automóvel. Para a SEAT, representava a sua declaração de intenções de desportividade máxima, numa edição cuja produção se limitou a apenas 200 unidades.

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Como não poderia deixar de ser, surgiu também um Leon Cupra R, que chegou ao mercado em 2002, tratando-se do primeiro Leon preparado pela SEAT Sport, com a divisão desportiva da marca Espanhola a apurar as credenciais do compacto familiar. O seu motor de 1.8 litros oferecia 210 cv de potência, mas no ano seguinte surgia outra evolução com mais potência, já nos 225 cv.

Ibiza Cupra 1.8 156 cv (2000)

Este modelo lançado em 2000 vinha equipado com um motor de 156 cv que acelerava dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 218 km/h. A grande inovação deste modelo prendia-se com o estilo mais agressivo e com a adição do Controlo de Estabilidade Eletrónico (ESP).

Ibiza Cupra R 1.8 180 cv (2000)

Este modelo surgiu nos concessionários no final de 2000, tendo sido o primeiro modelo totalmente desenvolvido pela SEAT Sport e com produção restrita a apenas 200 unidades. Com 180 cv, este Cupra conseguia acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos e tinha como velocidade máxima os 225 km/h.

seat ibiza cupra 2001

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