Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Concept GT X Experimental antecipa futuros modelos da Opel

A Opel revelou as imagens do seu mais recente ‘concept car’. Constituindo uma antevisão sobre o que reserva o futuro dos modelos da marca, o novo Opel GT X Experimental assume as formas de um SUV elétrico de cinco portas com perfil ‘coupé’ e está repleto de ideias inovadoras.

Foto: Opel Media

O protótipo da Opel espelha também os valores da marca e mostra o lado dedicado ao produto do plano estratégico PACE!, apresentado em novembro de 2017. “Com o nosso plano “PACE!, temos uma visão muito clara sobre como queremos criar um futuro de sucesso para a Opel. O foco numa identidade bem vincada pelos nossos valores – uma marca alemã, acessível e emocionante – desempenha um papel crucial no nosso regresso ao sucesso sustentado. O nosso protótipo de Brand Concept demonstra como estes valores vão tomar forma nos nossos produtos. O GT X Experimental dá uma ideia clara de como nós, na Opel, vemos a mobilidade do futuro”, afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller (foto).

Durante a fase que levou à conceção do novo protótipo, a Opel iniciou um processo abrangente de reflexão sobre a marca e os seus valores. Com um historial de 120 anos de engenharia automóvel assente num compromisso permanente de tornar tecnologias inovadoras acessíveis a todos, a marca quer permanecer alicerçada na expressão mais moderna e mais positiva das suas raízes alemãs. O novo lado alemão da Opel vai buscar o melhor dos valores tradicionais da Alemanha – engenharia de excelência, admiração genuína por máquinas bem executadas, bem como o foco em funcionalidade, qualidade e fiabilidade – e enriquece-o com uma vertente calorosa, de mente aberta.

Inspirado pelo sentido inovador da Opel, o novo GT X Experimental capta a essência do rico património cultural da empresa e promete um futuro emocionante. Faz a fusão da engenharia alemã de excelência, da precisão e da qualidade, com inovações visionárias, dando uma antevisão de como serão os Opel em meados da década de 2020.

O nome GT X Experimental tem raízes na designação do primeiro concept car da Opel – o primeiro apresentado por um fabricante europeu – o Experimental GT, de 1965. A letra “X” sublinha a intenção da Opel de desenvolver ainda mais a sua influência no mercado SUV. A marca prevê que 40% das suas vendas em 2021 sejam de modelos SUV.

Elétrico e autónomo

A Opel decidiu materializar simbolicamente a visão dos seus futuros modelos neste SUV ultracompacto de apenas 4,063 metros de comprimento e com uma distância entre eixos de 2,625 metros. Os SUV são, atualmente, os veículos mais populares no mercado e a Opel é movida pela intenção de tornar esses modelos mais apelativos a um público variado. Para isso, os SUV também têm de tornar-se mais eficientes do que nunca. Por essa razão, o Opel GT X Experimental está construído sobre uma arquitetura de baixo peso, tem formas compactas e recorre a jantes de 17 polegadas, com o propósito de maximizar o conforto em andamento e dar ao modelo uma aparência marcante.

Em linha do compromisso do plano estratégico de oferecer versões elétricas de cada modelo Opel até 2024, o GT X Experimental é propulsionado por um motor elétrico com uma bateria de iões de lítio de nova geração de 50 kWh, recarregável por indução. Possui funções de autonomia de Nível 3, o que significa que é capaz de andar sem intervenção humanas, mas com o condutor em condições de responder a uma solicitação de intervenção.

Design em estado puro

A equipa do Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams, desenvolveu uma nova filosofia para o design dos Opel. Neste protótipo, cada função e cada módulo foram pensados com a intenção de alcançar pureza no design, removendo elementos desnecessários.

A carroçaria do GT X Experimental revela formas robustas e superfícies fluidas bem estruturadas. A silhueta é acentuada pelo elemento que separa as secções superior e inferior. A parte inferior está pintada de cinzento brilhante enquanto capô e tejadilho surgem num azul extremamente escuro. A separar estas cores está uma assinatura a amarelo que percorre a carroçaria para sublinhar dinamismo. Esta combinação cromática revisita o tradicional cinza/preto/amarelo da Opel, numa configuração modernizada.

O GT X Experimental possui um interior espaçoso, sem obstáculos no acesso, graças a portas traseiras de abertura antagónica e todas as portas com grande abertura de 90 graus. O para-brisas panorâmico estende-se até aos lugares traseiros, o que confere luminosidade especial ao habitáculo e reforça a sensação de espaço.

Os designers da Opel também encontraram formas de reduzir as chamadas linhas de corte na carroçaria – que existem devido a diferentes aberturas, como portas e tampas. A linha de corte superior de todas as portas está ocultada no friso amarelo. Por seu turno, a das portas traseiras é partilhada com a da tampa da bagageira.

Dispensando os tradicionais espelhos retrovisores e os puxadores de portas, a carroçaria assume-se como uma tela suave contínua onde se integram detalhes surpreendentes como, por exemplo, pequenas câmaras integradas no friso amarelo junto ao capô, que substituem os espelhos exteriores.

Para contrabalançar esta simplicidade de formas, os designers criaram detalhes gráficos que dão energia suplementar à aparência do GT X Experimental.

Há formas geométricas triangulares gravadas na parte traseira da embaladeira do lado do condutor. Uma delas tem integrado um pequeno ecrã LED hexagonal que mostra o nível de carga da bateria. As jantes de 17 polegadas parecem muito maiores devido a aros de borracha relativamente volumosos que fazem os pneus parecer maiores. Os apontamentos a amarelo nas jantes enquadram o emblema da Opel, no centro. O emblema permanece fixo, mesmo com as rodas em movimento. Para sublinhar o carácter SUV, o GT X Experimental possui proteções integradas na carroçaria.

A bússola e a viseira

O GT X Experimental mostra, pela primeira vez, o novo tema que dá forma às secções dianteira e traseira dos modelos vindouros da Opel. O Opel Compass (bússola) dispõe os elementos de design de acordo com dois eixos fundamentais que intersectam o logótipo. O emblema da marca é o fulcro deste quadro, agora mais do que nunca. O vinco central do capô representa o eixo vertical, prolongando-se por baixo do logótipo. No eixo horizontal estão alinhadas as luzes diurnas, que mantêm a forma de ‘asa’. A secção traseira reproduz este arranjo, com o logótipo a funcionar como âncora sólida com a qual estão alinhados os farolins, a antena barbatana e o vinco pronunciado do para-choques.

A par do tema bússola, e em linha com a abordagem de design puro, o novo rosto Opel que exprime o espírito pioneiro da empresa: o Opel Vizor (viseira). Sob a forma de um único módulo, por trás de um vidro escurecido, o Opel Vizor integra e enquadra todos os componentes de alta tecnologia e os elementos da marca como o emblema iluminado com LED (estes LED mudam de cor para sinalizar o modo de funcionamento do automóvel), bem como os faróis de matriz de LED, as luzes diurnas e todas as câmaras e sensores dos sistemas de assistência e de condução autónoma. Este elegante módulo ocupa a secção dianteira do automóvel a toda a largura, logo abaixo do capot. O Opel Vizor tornar-se-á num elemento distintivo de todos os Opel a partir de meados de 2020.

O habitáculo espaçoso do Opel GT X Experimental segue os mesmos princípios adotados pelo exterior, num exercício eficaz de simplificação. Envolta pelo grande para-brisas panorâmico e vidros laterais contínuos, a cabina esconde com linhas simples a alta tecnologia do equipamento. O painel de instrumentos destaca-se claramente, num tablier que forma um módulo que replica o Opel Vizor. Os designers batizaram-no com o nome Pure Panel. Este tablier, de dimensões consideráveis, é constituído por uma única superfície, mostrando que a multiplicidade de ecrãs, teclas e comandos dos automóveis atuais pode tornar-se obsoleta.

O Pure Panel dá acesso a toda a tecnologia mais recente e fornece a informação necessária eliminando todos os elementos visuais de distração. A sofisticação do design do habitáculo está patente em detalhes como o posicionamento das saídas de ar, escondidas atrás dos ecrãs, permitindo criar um tablier de superfície única. A solução Pure Panel também demonstra como a Opel utiliza a tecnologia para simplificar a utilização do automóvel.

Nos extremos do tabliê estão colocados dois ecrãs ligados às respetivas câmaras exteriores que substituem os espelhos retrovisores. O desenho do volante reproduz o tema Opel Vizor no módulo central. Tal como os emblemas das rodas, o emblema do volante também está sempre direito, independentemente da rotação do aro.

Os bancos parecem flutuar no habitáculo, reforçando a aparência high-tech de todo o espaço. Os altifalantes, colocados junto ao encosto de cabeça, são amovíveis. Os elementos decorativos recuperam o formato trapezoidal em vários pontos.

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...