Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ferrari: Os 25 modelos mais exclusivos de sempre

Na Ferrari, todos conhecem os Enzo, F430 e GTC4Lusso – mas além dos modelos mais emblemáticos da marca italiana, escondem-se muitas vezes verdadeiras pérolas, afastadas das luzes da ribalta…

Ferrari Sergio

Apresentado em 2013, durante o Salão de Genebra, o Ferrari Sergio é um tributo ao designer Sergio Pininfarina, filho do fundador da empresa com o mesmo nome. Variante do 458 Spider, o modelo teve apenas 7 exemplares produzidos, reservados aos mais inestimáveis clientes da marca italiana. Preço de cada unidade: qualquer coisa como 3 milhões de euros.

Ferrari 360 Barchetta

Exemplar único no Mundo, o 360 Barchetta foi o modelo que Gianni Agnelli (antigo presidente do grupo Fiat) ofereceu como prenda de casamento a Luca di Montezemolo (presidente de Ferrari) em 2002.

Ferrari Enzo prototype

Apesar das semelhanças com o 348, trata-se mesmo de um Ferrari Enzo prototype. Conta com um V12 de 670 CV – mais 20 CV que o Enzo de série.

Ferrari Rossa

No Salão de Paris de 2000, a Pininfarina apresentou a sua versão para o século XXI do Testa Rossa dos anos 50. Tendo como base o châssi de um 550 Barchetta, o Ferrari Rossa conta com um V12 de 485 CV e foi obra do japonês Kiyoyuki Okuyama, o ‘pai’ do Ferrari Enzo e… do Honda NSX.

 

Ferrari GG50

Em 2005, Giorgetto Giugiaro decide celebrar os seus 50 anos de atividade com este concept coupé de 4 lugares. Tendo como base um 612 Scaglietti que tinha surgido dois anos antes, o Ferrari GG50 prenuncia de algum modo o FF que surgirá anos mais tarde.

 

Ferrari F12 TRS

Um modelo bastante exclusivo já que a Ferrari apenas produziu dois exemplares a pedido de um cliente. O F12 TRS tem como base o F12 e pretende fazer lembrar os Testa Rossa que participaram nas 24 Horas de Le Mans em 1960.

Ferrari SP275 RW Competizione

Inspirado no 275 GTB de 1965, o SP275 RW Competizione é um modelo único produzido para um cliente dos EUA. Mercê um bloco V12 do F12 TDF, o modelo debita nada menos que 780 CV.

Ferrari Michalak Conciso

Construido com base num Ferrari 328 GTS, este modelo único foi totalmente fabricado à mão pelo designer alemão Bernd Michalak. O V8 de 270 CV foi conservado o que lhe permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 5 segundos. Em setembro deste ano, o modelo foi vendido em leilão por 115 mil euros.

 

Ferrari F540 Superfast Aperta

O modelo conta com um 599 GTB Fiorano como base e vai buscar a sua inspiração ao 250 GT NART Spider.

Ferrari FZ93 Concept

Concept idealizado pelo designer italien Zagato, o Ferrari FZ93 Concept foi apresentado no Salão de Genebra em 1993 e tem como base de trabalho o Ferrari 512 TR. As suas linhas são obra de Ercole Spada, o designer que conceceu o Alfa Romeo Giulia TZ.

Ferrari 250 GT Bertone coupé

Apresentado em 1962 durante Salão de Genebra, o Ferrari 250 GT Bertone coupé é um dos únicos três coupés alguma vez concebidos por Bertone para a Ferrari.

Ferrari Mythos

Tendo como base o Testarossa, o Mythos foi apresentado em 1989 durante o Salão de Tóquio. Apenas três exemplares foram produzidos: dois são propriedade do Sultão do Brunei e o original está em exposição no centro de design Pininfarina.

Ferrari SP12 EC

Homenagem aos 365 512 Berlinetta Boxer, este modelo resultou da parceria entre a Ferrari e a Pininfarina, tem como base o 458 Italia e custou cerca de 4 milhões de euros ao seu proprietário: Eric Clapton.

Ferrari 275 GTB4 Daytona prototype

Produzido em 1967 pela Carrozzeria Scaglietti, o Ferrari 275 GTB4 Daytona prototype é o quase perfeito elo de ligação entre o 275 e o Daytona (que no ano seguinte será apresentado no Salão de Paris na sua versão final).

Ferrari Colani Lotec Testa

Este Colani Lotec Testa foi idealizado por Luigi Colani em 1989 tendo como base o Ferrari Testarossa. O objetivo expresso era o de bater recordes de velocidade – feito alcançado em 1991 no lago de Bonneville com uma velocidade máxima de 348 km/h.

Ferrari 408 4RM

Obra do engenheiro Mauro Forghieri e do designer Scaglietti: serão produzidos dois modelos, um encarnado e outro amarelo – este último exposto em Maranello.

Ferrari Pinin Concept

Produzido para celebrar o 50.º aniversário da Pininfarina, este foi revelado durante o Salão de Turim que se realizou em 1980, tratando-se do primeiro modelo de 4 portas produzido pela marca italiana. Enzo Ferrari chegou a ponderar a produção em série, mas sem efeito. Foi vendido em 2008 por quase 240.000 €.

Ferrari Dino Berlinetta Speciale

Concept elaborado pela Pininfarina em 1965 tendo como base o chassi do 206 SP de competição e o motor V6 de 218 CV. Mais tarde, servirá como base para a produção do primeiro Dino de estrada: o 206 GT.

Ferrari SP America

Este Ferrari F12 SP America foi fabricado para satisfazer um cliente norte-americano: design da Pininfarina. O motor,esse, é um o V12 de 730 CV do F12 Berlinetta.

Ferrari 512 S Modulo Concept

Em 1970, no Salão de Genebra, a Pininfarina apresentou este (muito) futurista protótipo ao Mundo, baseado num dos 23 Ferrari 512 S de competição (que a Ferrari não conseguiu vender na altura…).

Ferrari Dino 206 Competizione

O Dino 206 Competizione é um protótipo de corrida tendo como base o chassi do 206 SP – o motor é um dos três que equiparam os Dino nas 24 Horas de Le Mans em 1966.

Ferrari Superamerica 45

Depois da SA Aperta revelada durante o Salão de Paris de 2010, a Ferrari decide apresentar um novo descapotável baseado no 599 GTB durante o concours d’élégance de Villa D’este em 2011.

Ferrari 365 GTB 4 Panther Shooting Brake

Obra do artesão inglês Panther Westwinds que transformou um Ferrari 365 GTB 4 de 1972 em shooting break .

Ferrari 550 GTZ Barchetta

Cabriolet histórico fruto da colaboração entre a Ferrari e Zagatto – foram produzidos cinco exemplares, todos vendidos por 1,3 milhões de euros cada.

Ferrari 330 GT Shooting Brake

Idealizado em 1965 com base no 330 GT, modificado no final dos anos 60 pela Vignale e durante algum tempo propriedade de Jay Kay, líder do grupo Jamiroquai.

Ferrari P4/5

Propriedade de James Glickenhaus (o fundador da marca com o mesmo nome), este P4/5 tem como base um Ferrari Enzo. Custou 3,5 milhões de euros e foi revelado em 2006 no concours d’élégance de Pebble Beach.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...