Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Lexus revela novo RC coupé com gastronomia

A menos de um mês da sua estreia mundial no Salão de Paris 2018, o renovado RC fez a sua primeira aparição pública: a revelação do coupé híbrido deu-se durante o #SharpYetSmooth, evento pop-up organizado pela Lexus em parceria com o Chef-revelação Andreas Møller, responsável pelo restaurante “Copenhague”, nos Campos Elísios, em Paris.

Os aperfeiçoamentos do novo RC representam uma personificação da filosofia “YET” da Lexus, conferindo um carácter marcante, simultaneamente “Preciso Contudo Suave” (Sharp Yet Smooth), prova de que características aparentemente contrastantes se podem unir num efeito harmonioso. A vertente de precisão está patente no design arrojado e na dinâmica mais direta e sensível ao toque do RC, enquanto a suavidade se encontra em pormenores como os acabamentos interiores ou a motorização eletrificada com o sistema “Self-Charging Hybrid”, explica a marca.

O Chef Andreas Møller criou um prato original, inspirado no carácter #SharpYetSmooth do novo RC. O dinamarquês foi o primeiro a testar o novo coupé desportivo de luxo, em pleno coração de Paris, experiência que lhe serviu de base para esta criação gastronómica, capaz de captar as características contrastantes do automóvel, de forma única.

Galardoado com a sua primeira estrela Michelin no início deste ano, Andreas criou um prato que traduz a filosofia “YET” na ponta da língua: “Queria criar algo que fosse leve e arejado, mas que ainda tivesse muita substância, e sabores fortes. Basicamente, que fosse “Sharp Yet Smooth”, explicou.

“A criação inclui cavala, um peixe que parece áspero, mas que apresenta a textura mais suave sob a pele, refletindo as linhas marcadas do RC e seu interior luxuoso. Há um outro paralelo, no recurso ao algodão doce – esconde e revela tudo o que há de bom no interior, tal como quando entramos no novo RC. Revela mais do que se espera, à primeira vista”, continuou.

Andreas encontra fortes paralelismos entre sua abordagem gastronómica e a filosofia “YET” da Lexus: “Tento casar sabores que normalmente se mantêm separados. Divirto-me a desafiar a perceção de doces e salgados de quem prova as minhas criações, com combinações surpreendentes”, concluiu.

A receita do Chef

A cavala crua é fumada em carvalho, para ficar mais apurada. O prato é complementado com rábano marinado, de forma a realçar o sabor, sem o tornar avassalador. A marinada confere ao nabo kohlrabi uma aparência clara, semelhante a vidro. O corte especial cria ondas suaves, definindo a aparência do prato.

A conserva de mostarda e as sementes de alho-porro adicionam a textura que falta, proporcionando pequenas explosões de sabor. O caviar de limão confere acidez, de forma a equilibrar os sabores mais pesados dos ingredientes em conserva. O recurso ao caviar como cobertura acrescenta sensação de luxo ao prato, e um toque salgado, equilibrado pela cavala fumada. São, ainda, adicionadas groselhas brancas e groselhas fermentadas, para toques de acidez e de doçura suave.

Do prato fazem ainda parte salicórnia verde, uma planta costeira que mantém forte salinidade em seus caules crocantes, nastúrcio (ou capuchinha) e borragem (também conhecida como a flor estrela), flores que trazem um toque de frescura e arrojo.

Levemente salgado, e salpicado com pó de limão, o algodão-doce foi a escolha do Chef para a cobertura. O toque final é dado por um fio composto por sumo de groselha, sumo de limões salgados e óleo de algas, que derrete o algodão doce, reunindo todos os sabores do prato, de forma magistral.

O resultado é um prato rico, composto por diferentes ingredientes, sabores e texturas, que talvez não fossem considerados parceiros naturais, mas que, ao se juntarem, oferecem algo verdadeiramente notável.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual o impacto da tecnologia na Gestão de Talento?
Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table